Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/53673
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Efetividade de um programa de ensino para cuidado domiciliar de pacientes prostatectomizados: ensaio clínico controlado randomizado |
Other Titles: | Effectiveness of a home care teaching program for prostatectomized patients: a randomized controlled clinical trial |
Authors: | Luciana Regina Ferreira da Mata Cissa Azevedo Mariana Ferreira Vaz Gontijo Bernardes Tânia Couto Machado Chianca Maria da Graça Pereira Emilia Campos de Carvalho |
Abstract: | Objetivo: Avaliar a efetividade de um programa de ensino para alta hospitalar de pacientes submetidos à prostatectomia radical, pautado no construto da autoeficácia da Teoria Social Cognitiva. Método: Ensaio clínico controlado, realizado em seguimento de 2 meses, com 68 homens prostatectomizados, randomizados em grupo-intervenção (n=34) e controle (n=34). O grupo-intervenção recebeu orientações de rotina do serviço mais o programa de ensino. O grupo-controle recebeu apenas orientações de rotina do serviço. Os instrumentos de coleta de dados foram: questionário sociodemográfico e clínico, escala de autoeficácia, escala de ansiedade e depressão hospitalar, questionário de conhecimento sobre cuidados domiciliares e um item sobre satisfação com pontuação de 1 a 5. Resultados: Houve diferença significativa entre e intragrupos para satisfação (p<0,001) e conhecimento (p<0,001) do pré-teste para o pós-teste. No grupo-intervenção, houve mudanças significativas entre os tempos para ansiedade (p=0,011) e conhecimento (p<0,001). Conclusão: O programa de ensino com combinação de orientação oral, escrita e acompanhamento telefônico mostrou-se efetivo na melhoria do conhecimento quanto aos cuidados em domicílio e satisfação dos indivíduos. Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos: RBR-5n95rm. |
Abstract: | Objective: To evaluate the effectiveness of a teaching program for hospital discharge of patients submitted to radical prostatectomy based on the self-efficacy construct of the Cognitive Social Theory. Method: A controlled clinical trial carried out on a 2-month follow-up of 68 prostatectomized men randomized into intervention group (n = 34) and control (n = 34). The intervention group received routine guidance from the service plus the teaching program. The control group only received routine guidance from the service. The data collection instruments were: sociodemographic and clinical questionnaire, self-efficacy scale, hospital depression and anxiety scale, household care knowledge questionnaire, and an item on satisfaction with a score of 1 to 5. Results: There was a significant difference between the intragroups for satisfaction (p<0.001) and knowledge (p<0.001) of the pre-test to the post-test. In the intervention group, there were significant changes between the times for anxiety (p=0.011) and knowledge (p<0.001). Conclusion: The teaching program with a combination of oral guidance, written instruction and telephone follow-up was effective in improving knowledge about home care and personal satisfaction. Brazilian Registry of Clinical Trials: RBR-5n95rm. |
Subject: | Enfermagem oncológica Neoplasias da próstata Prostatectomia Educação em saúde Alta do paciente |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | ENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM BÁSICA |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.doi: | https://doi.org/10.1590/S1980-220X2018012503421 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/53673 |
Issue Date: | 2019 |
metadata.dc.url.externa: | https://www.scielo.br/j/reeusp/a/8qQVTVN9xBH9QPyDmJKXm5p/?lang=pt |
metadata.dc.relation.ispartof: | Revista da escola de enfermagem da USP |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Efetividade de um programa de ensino para cuidado domiciliar de pacientes prostatectomizados_ ensaio clínico controlado randomizado.pdf | 257.97 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.