Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/53734
Tipo: Dissertação
Título: Biodigestor rural como ferramenta para a aprendizagem de conceitos ecológicos e saberes ambientais
Título(s) alternativo(s): Rural biodigester as a tool for learning ecological concepts and environmental knowledge
Autor(es): Cássia Solange Silva
primer Tutor: Daniel Marchetti Maroneze
primer Co-tutor: Vanessa Avelar Cappelle Fonseca
primer miembro del tribunal : Alfredo Hannemann Wieloch
Segundo miembro del tribunal: Ludmila Silva Brighenti
Resumen: Conectar o mundo real dos estudantes com os saberes científicos e escolares abordados nas salas de aula é um anseio da maioria dos professores. Considerando essa realidade, especialmente o contexto de uma escola estadual do noroeste mineiro, surgiu a proposta desse trabalho. Localmente, a atividade rural constitui a principal fonte de renda para as famílias de muitos alunos do Ensino Médio da referida escola. Neste sentido, este trabalho teve como objetivos: (1) elaborar uma sequência de ensino sobre o aproveitamento de resíduos orgânicos por meio de experimentos e construção de um biodigestor e (2) promover uma reflexão crítica sobre a sequência de ensino, por meio de artigos e na reprodução dos biodigestores, identificando as limitações/potencialidades que podem influenciar a compreensão dos estudantes sobre o processo de construção de conhecimentos científicos e os desdobramentos para a geração de benefícios econômicos e ambientais. Visando alcançar o primeiro objetivo foram elaboradas atividades pautadas nos princípios do Ensino de Ciências por Investigação integrado à perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade. Para atingir o segundo objetivo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica apoiada em dados coletados por materiais construídos para experimentação e fotografias. O trabalho foi concebido, originalmente, para ser aplicado de forma presencial. Contudo, em virtude da pandemia de Covid-19, foi necessária uma reorientação para se adequar aos prazos do PROFBIO e a sequência não foi aplicada. Optou se, portanto, por produzir a sequência de ensino e construir dois tipos de biodigestores para testar a viabilidade da proposta. Com a futura aplicação deste trabalho, espero contribuir para oferecer oportunidades aos estudantes de refletirem sobre impactos ambientais e alternativas de geração de energia e renda, a partir dos resíduos orgânicos descartados nas propriedades em que vivem. Adicionalmente, pretendo promover o papel social do ensino das Ciências, na perspectiva de formação da cidadania, de forma que os estudantes ressignifiquem os saberes sobre aproveitamento de resíduos orgânicos e divulguem esses conhecimentos para outros públicos da região.
Abstract: Connecting the real world of students with scientific and academic knowledge addressed in classrooms is a desire of most teachers. Considering this reality, especially from a state school in the northwest of Minas Gerais, the proposal for this work emerged. Locally, rural activity provides the main source of income for the families of many high school students who attendthat school. In this sense, this work aimed to: (1) develop a teaching method on the use of organic waste through experiments and construction of a biodigester and (2) Promote a critical reflection of the teaching method, through articles and in the reproduction of biodigesters, identifying the limitations/potentials that can influence students' understanding of the process of building scientific knowledge and the consequences for the generation of economic and environmental benefits. In order to achieve the first objective, activities were developed based on the principles of Science Teaching by Investigation integrated to the Science, Technology and Society perspective. To achieve the second objective, a bibliographic research was carried out supported by data collected from materials built for experimentation and photographs. The work was originally conceived to be applied in person. However, due to the Covid-19 pandemic, a reorientation was necessary to adapt to the PROFBIO deadlines and the method was not applied. It was therefore decided to produce the teaching sequence and build two types of biodigesters to test the feasibility of the proposal. With the future application of this work, I hope to contribute to offering opportunities for students to reflect on environmental impacts and alternatives for generating energy and income from organic waste discarded in the properties where they live. Additionally, I intend to promote the social role of science teaching, from the perspective of citizenship formation, so that students give new meaning to the knowledge about the use of organic waste and share this knowledge to other audiences in the region.
Asunto: Ensino - Biologia
Ecologia
Ciência, tecnologia e sociedade
Resíduos de alimentos
Digestores de biogás
Plano de aula
Pesquisa científica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/53734
Fecha del documento: 25-ago-2022
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
tcm novembro 2022 Cássia.pdf2.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons