Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/53734
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Daniel Marchetti Maronezept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1476310948032107pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Vanessa Avelar Cappelle Fonsecapt_BR
dc.contributor.referee1Alfredo Hannemann Wielochpt_BR
dc.contributor.referee2Ludmila Silva Brighentipt_BR
dc.creatorCássia Solange Silvapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8557700685142116pt_BR
dc.date.accessioned2023-05-22T15:58:50Z-
dc.date.available2023-05-22T15:58:50Z-
dc.date.issued2022-08-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/53734-
dc.description.abstractConnecting the real world of students with scientific and academic knowledge addressed in classrooms is a desire of most teachers. Considering this reality, especially from a state school in the northwest of Minas Gerais, the proposal for this work emerged. Locally, rural activity provides the main source of income for the families of many high school students who attendthat school. In this sense, this work aimed to: (1) develop a teaching method on the use of organic waste through experiments and construction of a biodigester and (2) Promote a critical reflection of the teaching method, through articles and in the reproduction of biodigesters, identifying the limitations/potentials that can influence students' understanding of the process of building scientific knowledge and the consequences for the generation of economic and environmental benefits. In order to achieve the first objective, activities were developed based on the principles of Science Teaching by Investigation integrated to the Science, Technology and Society perspective. To achieve the second objective, a bibliographic research was carried out supported by data collected from materials built for experimentation and photographs. The work was originally conceived to be applied in person. However, due to the Covid-19 pandemic, a reorientation was necessary to adapt to the PROFBIO deadlines and the method was not applied. It was therefore decided to produce the teaching sequence and build two types of biodigesters to test the feasibility of the proposal. With the future application of this work, I hope to contribute to offering opportunities for students to reflect on environmental impacts and alternatives for generating energy and income from organic waste discarded in the properties where they live. Additionally, I intend to promote the social role of science teaching, from the perspective of citizenship formation, so that students give new meaning to the knowledge about the use of organic waste and share this knowledge to other audiences in the region.pt_BR
dc.description.resumoConectar o mundo real dos estudantes com os saberes científicos e escolares abordados nas salas de aula é um anseio da maioria dos professores. Considerando essa realidade, especialmente o contexto de uma escola estadual do noroeste mineiro, surgiu a proposta desse trabalho. Localmente, a atividade rural constitui a principal fonte de renda para as famílias de muitos alunos do Ensino Médio da referida escola. Neste sentido, este trabalho teve como objetivos: (1) elaborar uma sequência de ensino sobre o aproveitamento de resíduos orgânicos por meio de experimentos e construção de um biodigestor e (2) promover uma reflexão crítica sobre a sequência de ensino, por meio de artigos e na reprodução dos biodigestores, identificando as limitações/potencialidades que podem influenciar a compreensão dos estudantes sobre o processo de construção de conhecimentos científicos e os desdobramentos para a geração de benefícios econômicos e ambientais. Visando alcançar o primeiro objetivo foram elaboradas atividades pautadas nos princípios do Ensino de Ciências por Investigação integrado à perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade. Para atingir o segundo objetivo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica apoiada em dados coletados por materiais construídos para experimentação e fotografias. O trabalho foi concebido, originalmente, para ser aplicado de forma presencial. Contudo, em virtude da pandemia de Covid-19, foi necessária uma reorientação para se adequar aos prazos do PROFBIO e a sequência não foi aplicada. Optou se, portanto, por produzir a sequência de ensino e construir dois tipos de biodigestores para testar a viabilidade da proposta. Com a futura aplicação deste trabalho, espero contribuir para oferecer oportunidades aos estudantes de refletirem sobre impactos ambientais e alternativas de geração de energia e renda, a partir dos resíduos orgânicos descartados nas propriedades em que vivem. Adicionalmente, pretendo promover o papel social do ensino das Ciências, na perspectiva de formação da cidadania, de forma que os estudantes ressignifiquem os saberes sobre aproveitamento de resíduos orgânicos e divulguem esses conhecimentos para outros públicos da região.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectResíduos orgânicospt_BR
dc.subjectEcologiapt_BR
dc.subjectEnsino de ciências por investigaçãopt_BR
dc.subjectAbordagem ciência-tecnologia-sociedade-ambientept_BR
dc.subject.otherEnsino - Biologiapt_BR
dc.subject.otherEcologiapt_BR
dc.subject.otherCiência, tecnologia e sociedadept_BR
dc.subject.otherResíduos de alimentospt_BR
dc.subject.otherDigestores de biogáspt_BR
dc.subject.otherPlano de aulapt_BR
dc.subject.otherPesquisa científicapt_BR
dc.titleBiodigestor rural como ferramenta para a aprendizagem de conceitos ecológicos e saberes ambientaispt_BR
dc.title.alternativeRural biodigester as a tool for learning ecological concepts and environmental knowledgept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8573-8391pt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcm novembro 2022 Cássia.pdf2.32 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons