Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/54057
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Democracia racial e preconceito na educação infantil
Autor(es): Vânia Mendes de Almeida
primer Tutor: Frederico Couto Marinho
Resumen: Discussões sobre relações raciais são escassas em todos os níveis de ensino no país. Entretanto, o silêncio sobre esse tema é mais evidente na educação infantil. Além da ausência de pesquisas sobre o assunto, existe na sociedade brasileira, uma visão de que a criança pequena é pura e sem maldade, e por isso, deve ser resguardada de temas como discriminação e preconceito. O objetivo dessa pesquisa foi verificar a postura das educadoras da Educação Infantil de uma escola em Sete Lagoas perante situações de preconceito em sala de aula. Deve-se ressaltar que a presença do docente é muito marcante para as crianças da educação infantil, e dessa forma, é extremamente importante que as educadoras invistam em estratégias capazes de desmistificar ideias falsas envolvendo questões de etnia impregnadas no imaginário da sociedade brasileira. Foi utilizada uma pesquisa qualitativa, iniciada com o estudo bibliográfico, observação participante, etnografia e entrevistas. Os resultados obtidos após as analises dos dados mostra-nos a necessidade de posicionamentos em prol de uma educação libertadora.
Asunto: Racismo
Eduacação infantil
Discriminação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA
Curso: Curso de Especialização em Projetos Sociais - Formulação e Monitoramento (EAD)
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/54057
Fecha del documento: 20-feb-2020
Aparece en las colecciones:Especialização em Projetos Sociais: Formulação e Monitoramento

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
TCC versão final POS UFMG -VANIA.pdf685.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons