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Tipo: Monografia (especialização)
Título: Democracia racial e preconceito na educação infantil
Autor(es): Vânia Mendes de Almeida
Primeiro Orientador: Frederico Couto Marinho
Resumo: Discussões sobre relações raciais são escassas em todos os níveis de ensino no país. Entretanto, o silêncio sobre esse tema é mais evidente na educação infantil. Além da ausência de pesquisas sobre o assunto, existe na sociedade brasileira, uma visão de que a criança pequena é pura e sem maldade, e por isso, deve ser resguardada de temas como discriminação e preconceito. O objetivo dessa pesquisa foi verificar a postura das educadoras da Educação Infantil de uma escola em Sete Lagoas perante situações de preconceito em sala de aula. Deve-se ressaltar que a presença do docente é muito marcante para as crianças da educação infantil, e dessa forma, é extremamente importante que as educadoras invistam em estratégias capazes de desmistificar ideias falsas envolvendo questões de etnia impregnadas no imaginário da sociedade brasileira. Foi utilizada uma pesquisa qualitativa, iniciada com o estudo bibliográfico, observação participante, etnografia e entrevistas. Os resultados obtidos após as analises dos dados mostra-nos a necessidade de posicionamentos em prol de uma educação libertadora.
Assunto: Racismo
Eduacação infantil
Discriminação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA
Curso: Curso de Especialização em Projetos Sociais - Formulação e Monitoramento (EAD)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/54057
Data do documento: 20-Fev-2020
Aparece nas coleções:Especialização em Projetos Sociais: Formulação e Monitoramento

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