Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/54057
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Democracia racial e preconceito na educação infantil |
Autor(es): | Vânia Mendes de Almeida |
Primeiro Orientador: | Frederico Couto Marinho |
Resumo: | Discussões sobre relações raciais são escassas em todos os níveis de ensino no país. Entretanto, o silêncio sobre esse tema é mais evidente na educação infantil. Além da ausência de pesquisas sobre o assunto, existe na sociedade brasileira, uma visão de que a criança pequena é pura e sem maldade, e por isso, deve ser resguardada de temas como discriminação e preconceito. O objetivo dessa pesquisa foi verificar a postura das educadoras da Educação Infantil de uma escola em Sete Lagoas perante situações de preconceito em sala de aula. Deve-se ressaltar que a presença do docente é muito marcante para as crianças da educação infantil, e dessa forma, é extremamente importante que as educadoras invistam em estratégias capazes de desmistificar ideias falsas envolvendo questões de etnia impregnadas no imaginário da sociedade brasileira. Foi utilizada uma pesquisa qualitativa, iniciada com o estudo bibliográfico, observação participante, etnografia e entrevistas. Os resultados obtidos após as analises dos dados mostra-nos a necessidade de posicionamentos em prol de uma educação libertadora. |
Assunto: | Racismo Eduacação infantil Discriminação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAF - DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA |
Curso: | Curso de Especialização em Projetos Sociais - Formulação e Monitoramento (EAD) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/54057 |
Data do documento: | 20-Fev-2020 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Projetos Sociais: Formulação e Monitoramento |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC versão final POS UFMG -VANIA.pdf | 685.47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons