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http://hdl.handle.net/1843/54057
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Frederico Couto Marinho | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2200562335789385 | pt_BR |
dc.creator | Vânia Mendes de Almeida | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-28T19:29:59Z | - |
dc.date.available | 2023-05-28T19:29:59Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-20 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/54057 | - |
dc.description.resumo | Discussões sobre relações raciais são escassas em todos os níveis de ensino no país. Entretanto, o silêncio sobre esse tema é mais evidente na educação infantil. Além da ausência de pesquisas sobre o assunto, existe na sociedade brasileira, uma visão de que a criança pequena é pura e sem maldade, e por isso, deve ser resguardada de temas como discriminação e preconceito. O objetivo dessa pesquisa foi verificar a postura das educadoras da Educação Infantil de uma escola em Sete Lagoas perante situações de preconceito em sala de aula. Deve-se ressaltar que a presença do docente é muito marcante para as crianças da educação infantil, e dessa forma, é extremamente importante que as educadoras invistam em estratégias capazes de desmistificar ideias falsas envolvendo questões de etnia impregnadas no imaginário da sociedade brasileira. Foi utilizada uma pesquisa qualitativa, iniciada com o estudo bibliográfico, observação participante, etnografia e entrevistas. Os resultados obtidos após as analises dos dados mostra-nos a necessidade de posicionamentos em prol de uma educação libertadora. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAF - DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Projetos Sociais - Formulação e Monitoramento (EAD) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Preconceito Racial | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Discriminação | pt_BR |
dc.subject.other | Racismo | pt_BR |
dc.subject.other | Eduacação infantil | pt_BR |
dc.subject.other | Discriminação | pt_BR |
dc.title | Democracia racial e preconceito na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Projetos Sociais: Formulação e Monitoramento |
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