Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/54091
Tipo: Monografia (especialização)
Título: A multimodalidade do poema concreto no livro didático de Língua Portuguesa
Autor(es): Angela de Moura Campos
primer Tutor: Angela Paiva Dionísio
primer miembro del tribunal : Regina Lúcia Péret Dell'Isola Denardi
Resumen: O presente trabalho tem como objetivo identificar e avaliar a presença do gênero textual poema concreto em manuais didáticos de Língua Portuguesa de coleções distribuídas em todo o país pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) e destinadas a estudantes do Ensino Fundamental – Anos finais. As obras selecionadas referem-se ao último ciclo do PNLD que abrange o período de 2020 a 2023 e todas elas amparam-se na Base Nacional Curricular Comum (BNCC) que entrou em vigor em 2016, por isso, a análise foi feita a partir dos quatro eixos norteadores do ensino de língua materna presentes naquele documento, a saber: leitura, oralidade, análise linguística e produção textual. Considerando que o gênero poema concreto estrutura-se não somente na linguagem verbal, mas também na não verbal (imagética, sonora, espacial) fez-se necessária a introdução de um conceito bastante presente nos estudos relacionados ao ensino de Língua Portuguesa: o de multimodalidade que nada mais é que a diversidade de modos semióticos presentes nos textos. Além disso, investigou-se sobre os pressupostos teóricos que estruturaram o Movimento Concretista através da leitura de textos escritos por seus idealizadores, os irmãos Augusto e Haroldo de Campos e Décio Pignatari. Na pesquisa pelo gênero nos manuais didáticos constatou-se que em todos eles há a presença do poema concreto. Em alguns, ela é pontual e está restrita a uma ou outra atividade enquanto em outros há capítulos especialmente dedicados a ele. Como conclusão verificou-se que as características multimodais do poema concreto são bastante exploradas nas atividades de leitura o que mostra uma nova perspectiva no estudo da língua e da linguagem, na qual outros modos semióticos são considerados na busca dos sentidos do texto.
Asunto: Língua portuguesa - Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Curso: Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/54091
Fecha del documento: 3-mar-2023
Aparece en las colecciones:Especialização em Língua Portuguesa

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
angela_versão_final.pdf2.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.