Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/54091
Type: Monografia (especialização)
Title: A multimodalidade do poema concreto no livro didático de Língua Portuguesa
Authors: Angela de Moura Campos
First Advisor: Angela Paiva Dionísio
First Referee: Regina Lúcia Péret Dell'Isola Denardi
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo identificar e avaliar a presença do gênero textual poema concreto em manuais didáticos de Língua Portuguesa de coleções distribuídas em todo o país pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) e destinadas a estudantes do Ensino Fundamental – Anos finais. As obras selecionadas referem-se ao último ciclo do PNLD que abrange o período de 2020 a 2023 e todas elas amparam-se na Base Nacional Curricular Comum (BNCC) que entrou em vigor em 2016, por isso, a análise foi feita a partir dos quatro eixos norteadores do ensino de língua materna presentes naquele documento, a saber: leitura, oralidade, análise linguística e produção textual. Considerando que o gênero poema concreto estrutura-se não somente na linguagem verbal, mas também na não verbal (imagética, sonora, espacial) fez-se necessária a introdução de um conceito bastante presente nos estudos relacionados ao ensino de Língua Portuguesa: o de multimodalidade que nada mais é que a diversidade de modos semióticos presentes nos textos. Além disso, investigou-se sobre os pressupostos teóricos que estruturaram o Movimento Concretista através da leitura de textos escritos por seus idealizadores, os irmãos Augusto e Haroldo de Campos e Décio Pignatari. Na pesquisa pelo gênero nos manuais didáticos constatou-se que em todos eles há a presença do poema concreto. Em alguns, ela é pontual e está restrita a uma ou outra atividade enquanto em outros há capítulos especialmente dedicados a ele. Como conclusão verificou-se que as características multimodais do poema concreto são bastante exploradas nas atividades de leitura o que mostra uma nova perspectiva no estudo da língua e da linguagem, na qual outros modos semióticos são considerados na busca dos sentidos do texto.
Subject: Língua portuguesa - Estudo e ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/54091
Issue Date: 3-Mar-2023
Appears in Collections:Especialização em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
angela_versão_final.pdf2.52 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.