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http://hdl.handle.net/1843/54091
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Angela Paiva Dionísio | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1841384554243448 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Regina Lúcia Péret Dell'Isola Denardi | pt_BR |
dc.creator | Angela de Moura Campos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-29T15:48:11Z | - |
dc.date.available | 2023-05-29T15:48:11Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-03 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/54091 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo identificar e avaliar a presença do gênero textual poema concreto em manuais didáticos de Língua Portuguesa de coleções distribuídas em todo o país pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) e destinadas a estudantes do Ensino Fundamental – Anos finais. As obras selecionadas referem-se ao último ciclo do PNLD que abrange o período de 2020 a 2023 e todas elas amparam-se na Base Nacional Curricular Comum (BNCC) que entrou em vigor em 2016, por isso, a análise foi feita a partir dos quatro eixos norteadores do ensino de língua materna presentes naquele documento, a saber: leitura, oralidade, análise linguística e produção textual. Considerando que o gênero poema concreto estrutura-se não somente na linguagem verbal, mas também na não verbal (imagética, sonora, espacial) fez-se necessária a introdução de um conceito bastante presente nos estudos relacionados ao ensino de Língua Portuguesa: o de multimodalidade que nada mais é que a diversidade de modos semióticos presentes nos textos. Além disso, investigou-se sobre os pressupostos teóricos que estruturaram o Movimento Concretista através da leitura de textos escritos por seus idealizadores, os irmãos Augusto e Haroldo de Campos e Décio Pignatari. Na pesquisa pelo gênero nos manuais didáticos constatou-se que em todos eles há a presença do poema concreto. Em alguns, ela é pontual e está restrita a uma ou outra atividade enquanto em outros há capítulos especialmente dedicados a ele. Como conclusão verificou-se que as características multimodais do poema concreto são bastante exploradas nas atividades de leitura o que mostra uma nova perspectiva no estudo da língua e da linguagem, na qual outros modos semióticos são considerados na busca dos sentidos do texto. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Multimodalidade | pt_BR |
dc.subject | Poema concreto | pt_BR |
dc.subject | Letramento literário | pt_BR |
dc.subject.other | Língua portuguesa - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | A multimodalidade do poema concreto no livro didático de Língua Portuguesa | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Língua Portuguesa |
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