Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/54133
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Os objetos de aprendizagem como ferramentas de ensino: potencialidades e fragilidades sob o olhar da ciência da informação
Título(s) alternativo(s): Learning objects as teaching tools: strengths and weaknesses under information science view
Autor(es): Ráisa Mendes Fernandes de Souza
Resumen: A explosão informacional e a ubiquidade das tecnologias de informação e comunicação, aspectos inerentes à Sociedade da Informação, remodelaram a dinâmica social de forma irreversível. Nesse contexto, surgiram os objetos de aprendizagem, ferramentas tecnológicas utilizadas para o ensino, seja ele remoto ou presencial. Porém, é preciso que a Ciência da Informação discuta de forma mais lúcida o uso desses instrumentos na atualidade, apontando seus benefícios e limitações. O objetivo geral buscou analisar as vantagens e desvantagens do uso de objetos de aprendizagem como ferramentas de ensino sob o prisma da Ciência da Informação. Os objetivos específicos são: identificar aspectos negativos e positivos das tecnologias de informação e comunicação na atualidade, utilizando principalmente o embasamento teórico da Ciência da Informação; apontar o conceito de objeto de aprendizagem, bem como seu uso no ensino; detectar as potencialidades e limitações dos objetos de aprendizagem e sugerir os contextos em que eles devem ser ou não utilizados como ferramenta de ensino considerando o âmbito da Sociedade da Informação. Por meio de um levantamento bibliográfico, foi possível apontar até que ponto os objetos de aprendizagem possuem limitações que devem ser seriamente consideradas, evitando-se sempre a adoção de discursos tecnocráticos que elegem essa tecnologia como a solução para todos os problemas educacionais existentes. As considerações finais relatam que o uso dos objetos de aprendizagem precisa refletir os contextos educacionais, culturais e as limitações físicas dos sujeitos, além de possibilitar a capacidade de reflexão do aluno.
Abstract: The informational explosion and the ubiquity of information and communication technologies, inherent aspects of the Information Society, have irreversibly reshaped the social dynamics. In this context, learning objects emerged, technological tools used for teaching, whether remote or in person. However, it is necessary that Information Science discuss more lucidly the use of these instruments today, pointing out their benefits and limitations. The general objective sought to analyze the advantages and disadvantages of using learning objects as teaching tools from the perspective of Information Science. The specific objectives are: to identify negative and positive aspects of information and communication technologies today, using mainly the theoretical foundation of Information Science; point out the concept of learning object, as well as its use in teaching; detect the potential and limitations of learning objects and suggest the contexts in which they should or should not be used as a teaching tool considering the scope of the Information Society. Through a bibliographic survey, it was possible to point out the extent to which learning objects have limitations that must be seriously considered, always avoiding the adoption of technocratic speeches that elect this technology as the solution to all existing educational problems. The final considerations report that the use of learning objects needs to reflect the educational and cultural contexts and the physical limitations of the subjects, in addition to enabling the student's capacity for reflection.
Asunto: Objetos de aprendizagem
Educação - Estudo e ensino
Tecnologia educacional
Informática na educação
Ciência da informação
Sociedade da informação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: MEDICINA - FACULDADE DE MEDICINA
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.18764/2526-6160v20n2.2021.15
URI: http://hdl.handle.net/1843/54133
Fecha del documento: 30-dic-2021
metadata.dc.url.externa: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/16770
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Bibliomar
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico



Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.