Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/54312
Type: Monografia (especialização)
Title: Influência da educação em dor na analgesia e funcionalidade de indivíduos com lombalgia crônica: revisão de literatura
Authors: Alice Ramos da Silva
First Advisor: Érica de Matos Reis Ferreira
First Referee: Italo Ribeiro Lemes
Second Referee: Mariana Gabrich Moraes Campos
Abstract: Introdução: Lombalgias são responsáveis por grande parte das incapacidades presentes na população e seus tratamentos geram importantes gastos aos sistemas públicos. A educação em dor vem sendo recomendada atualmente como primeira linha de cuidado para pacientes com lombalgia, com o objetivo de tornar o paciente protagonista de seu tratamento, diminuir o absenteísmo, diminuir a busca de exames de imagem e serviços de saúde desnecessários e evitar o uso excessivo de opioides. Entretanto, as abordagens educacionais e o tempo necessário de intervenção não são bem explicitados. Objetivo: Descrever a eficácia da educação em dor, em indivíduos com lombalgia crônica, nas variáveis dor e funcionalidade. Metodologia: trata-se de uma revisão de literatura a partir das bases eletrônicas PEDro, Pubmed, MEDLINE, Lilacs e SCIELO. Foram incluídos ensaios clínicos randomizados, publicados entre 2012 e 2022, que investigaram o efeito da educação em dor na analgesia e funcionalidade de indivíduos adultos com lombalgias crônicas inespecíficas. Resultados: A busca eletrônica resultou em um total de 734 artigos. Após seleção, 13 estudos que utilizaram a educação em neurociências como abordagem foram analisados. As intervenções tiveram duração de 3 a 12 semanas e 1 a 6 sessões. Diferentes intervenções foram usadas como comparadores. 10 estudos demonstraram que a educação em dor promove melhora da dor, enquanto a melhora da incapacidade a curto prazo foi observada em 8 estudos. Conclusão: a educação em dor parece ser eficaz na melhora da dor e incapacidade em lombalgia crônica a curto prazo. Entretanto, devido a heterogeneidade dos estudos são necessárias pesquisas mais robustas para sua confirmação.
Abstract: Introduction: Low back pain is the cause of most of the disabilities present in the population and its treatment leads to high costs for the public coffers. Pain education has currently been recommended as the first line of care for patients with low back pain, making the patient the protagonist of his treatment, decreasing absenteeism, the search for unnecessary imaging exams, health services, and the excessive use of opioids. However, the educational approaches and the time required for intervention are not well explained. Objective: The main aim of this review was to describe the efficacy of pain education in individuals with chronic low back pain, using pain and functionality as outcomes. Methods: This study is a literature review, based on the electronic databases PEDro, PubMed, MEDLINE, Lilacs, and SCIELO. Randomized clinical trials, published between 2012 and 2022, which investigated the effect of pain education on analgesia and functionality of adults with nonspecific chronic low back pain were included. Results: the search led to 734 studies.13 studies were selected as eligible that used neuroscience education as an approach for a period of 3 to 12 weeks and 1 to 6 sessions performed. Different interventions were used as comparators.10 articles indicated that pain education promotes pain improvement while short-term disability improvement was observed in 8 articles. Conclusion: pain education appears to have effectively improved pain and disability in chronic low back pain in the short term. However, due to the heterogeneity of the studies, further definitive researches are needed to confirm these founds.
Subject: Dor lombar
Analgesia
Fisioterapia
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Avanços Clínicos em Fisioterapia
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/54312
Issue Date: 3-Dec-2022
Appears in Collections:Especialização em Avanços Clínicos em Fisioterapia

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