Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/54374
Tipo: Dissertação
Título: Investigação sobre o processo de desenvolvimento de um produto educacional sobre agricultura para o Novo Ensino Médio
Autor(es): Gabriela Rosa Ramos
primer Tutor: Fábio Augusto Rodrigues e Silva
Resumen: O presente trabalho teve como proposta planejar e elaborar um material de apoio aos professores para trabalhar com o tema “Agricultura”, voltado para aulas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Chamamos esse material de Caderno Didático e ele aborda a produção, a distribuição e o consumo de alimentos na nossa sociedade. Para a realização dessa tarefa, utilizamos de Grupos de Discussão (GD) com oito professores da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, em encontros virtuais – que foram gravados para coleta de dados – guiados por roteiro de pesquisa, para refletir sobre o tema. Desses GD emergiram muitos atores que foram incorporados ao Caderno Didático em atividades, textos ou indicação de leitura. Em uma análise sob a perspectiva da Teoria Ator-Rede (TAR), rastreamos os actantes, identificamos e mapeamos as redes sociotécnicas mobilizadas nos grupos de discussões. Percebemos que a educação é contingenciada de diversas maneiras, afetações são geradas por reportagem que aterram nossa pesquisa ao nosso país, no qual corpos e a fome são performados: precisamos pensar em uma educação voltada para participação cidadã. O tema escolhido é um híbrido; o Caderno Didático é fruto de um trabalho colaborativo e por isso todos os participantes são atores, além de porta-vozes de diversos actantes. A partir dessas análises conseguimos compreender que, das translações estabelecidas, o trabalho colaborativo emergiu e incorpora diversos atores humanos e nãohumanos em redes sociotécnicas que foram formadas no processo.
Asunto: Educação
Ciências - Estudo e ensino (Ensino médio)
Ciências - Métodos de ensino
Agricultura - Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/54374
Fecha del documento: 27-ene-2023
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
RAMOS Gabriela Rosa - Dissertação pronta (1).pdf3.99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.