Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/54374
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Fábio Augusto Rodrigues e Silvapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6716025029694166pt_BR
dc.creatorGabriela Rosa Ramospt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/7545372505777792pt_BR
dc.date.accessioned2023-06-02T12:10:52Z-
dc.date.available2023-06-02T12:10:52Z-
dc.date.issued2023-01-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/54374-
dc.description.resumoO presente trabalho teve como proposta planejar e elaborar um material de apoio aos professores para trabalhar com o tema “Agricultura”, voltado para aulas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Chamamos esse material de Caderno Didático e ele aborda a produção, a distribuição e o consumo de alimentos na nossa sociedade. Para a realização dessa tarefa, utilizamos de Grupos de Discussão (GD) com oito professores da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, em encontros virtuais – que foram gravados para coleta de dados – guiados por roteiro de pesquisa, para refletir sobre o tema. Desses GD emergiram muitos atores que foram incorporados ao Caderno Didático em atividades, textos ou indicação de leitura. Em uma análise sob a perspectiva da Teoria Ator-Rede (TAR), rastreamos os actantes, identificamos e mapeamos as redes sociotécnicas mobilizadas nos grupos de discussões. Percebemos que a educação é contingenciada de diversas maneiras, afetações são geradas por reportagem que aterram nossa pesquisa ao nosso país, no qual corpos e a fome são performados: precisamos pensar em uma educação voltada para participação cidadã. O tema escolhido é um híbrido; o Caderno Didático é fruto de um trabalho colaborativo e por isso todos os participantes são atores, além de porta-vozes de diversos actantes. A partir dessas análises conseguimos compreender que, das translações estabelecidas, o trabalho colaborativo emergiu e incorpora diversos atores humanos e nãohumanos em redes sociotécnicas que foram formadas no processo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAgriculturapt_BR
dc.subjectTeoria Ator-Redept_BR
dc.subjectGrupo de discussãopt_BR
dc.subjectCaderno didáticopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherCiências - Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.subject.otherCiências - Métodos de ensinopt_BR
dc.subject.otherAgricultura - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleInvestigação sobre o processo de desenvolvimento de um produto educacional sobre agricultura para o Novo Ensino Médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAMOS Gabriela Rosa - Dissertação pronta (1).pdf3.99 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.