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http://hdl.handle.net/1843/54374
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Fábio Augusto Rodrigues e Silva | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6716025029694166 | pt_BR |
dc.creator | Gabriela Rosa Ramos | pt_BR |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/7545372505777792 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-06-02T12:10:52Z | - |
dc.date.available | 2023-06-02T12:10:52Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-27 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/54374 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho teve como proposta planejar e elaborar um material de apoio aos professores para trabalhar com o tema “Agricultura”, voltado para aulas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Chamamos esse material de Caderno Didático e ele aborda a produção, a distribuição e o consumo de alimentos na nossa sociedade. Para a realização dessa tarefa, utilizamos de Grupos de Discussão (GD) com oito professores da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, em encontros virtuais – que foram gravados para coleta de dados – guiados por roteiro de pesquisa, para refletir sobre o tema. Desses GD emergiram muitos atores que foram incorporados ao Caderno Didático em atividades, textos ou indicação de leitura. Em uma análise sob a perspectiva da Teoria Ator-Rede (TAR), rastreamos os actantes, identificamos e mapeamos as redes sociotécnicas mobilizadas nos grupos de discussões. Percebemos que a educação é contingenciada de diversas maneiras, afetações são geradas por reportagem que aterram nossa pesquisa ao nosso país, no qual corpos e a fome são performados: precisamos pensar em uma educação voltada para participação cidadã. O tema escolhido é um híbrido; o Caderno Didático é fruto de um trabalho colaborativo e por isso todos os participantes são atores, além de porta-vozes de diversos actantes. A partir dessas análises conseguimos compreender que, das translações estabelecidas, o trabalho colaborativo emergiu e incorpora diversos atores humanos e nãohumanos em redes sociotécnicas que foram formadas no processo. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Agricultura | pt_BR |
dc.subject | Teoria Ator-Rede | pt_BR |
dc.subject | Grupo de discussão | pt_BR |
dc.subject | Caderno didático | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Ciências - Estudo e ensino (Ensino médio) | pt_BR |
dc.subject.other | Ciências - Métodos de ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Agricultura - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Investigação sobre o processo de desenvolvimento de um produto educacional sobre agricultura para o Novo Ensino Médio | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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RAMOS Gabriela Rosa - Dissertação pronta (1).pdf | 3.99 MB | Adobe PDF | View/Open |
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