Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/54456
Type: Monografia (especialização)
Title: A noção de trauma em Winnicott
Authors: Elisandra Moreira de Castro
First Advisor: Maria Teresa de Melo Carvalho
First Referee: Maria Teresa de Melo Carvalho
Second Referee: Fábio Belo
Third Referee: Riva Satovschi Schwartzman
Abstract: Através desta monografia foi realizado um estudo acerca da Teoria do Desenvolvimento Emocional Humano de D.W. Winnicott, tendo como questão norteadora compreender a noção de trauma postulado por ele. A curiosidade investigativa e os motivos para o presente estudo se deram, a partir dos atendimentos clínicos e psicossociais de crianças e adolescentes encaminhados pelos Conselhos Tutelares para a Gerência de Atendimento Sócio-familiar da AMAS – Associação Municipal de Assistência Social. Instituição na qual a autora trabalha. Os casos encaminhados referem-se a crianças e adolescentes em situação de risco ou vulnerabilidade social e que muitas vezes tiveram seus direitos violados e/ou foram submetidos a violência doméstica. No percurso da investigação foi necessário estudar alguns conceitos, trabalhados ao longo da monografia, são eles: “mãe suficientemente boa”, “capacidade materna primária”, a sendo enfatizados os acontecimentos da primeira infância como essenciais para o conceito de trauma. A noção de trauma em Winnicott aponta que os fracassos na provisão ambiental, no período da dependência absoluta, rompem o desenvolvimento normal do bebê. A falha da mãe ambiente foi colocada como dispositivo de trauma no desenvolvimento emocional do bebê. A conclusão apontou que alguns casos atendidos pela autora referem-se a traumas como definidos por Winnicott, outros requerem análise mais profunda. Ao final, foi lembrado do aspecto preventivo, e colocado como proposta a necessidade da criação de estratégias de abordagem e de atendimentos para favorecer a construção e reconstrução das relações no grupo familiar, visando potencializar a família para o exercício de suas funções de proteção e não de favorecimento de traumas de nossas crianças e adolescentes. Assim, foi apontada a necessidade de melhor aprofundamento e a continuidade da presente pesquisa.
Subject: Infância
Violência familiar
Psicologia infantil
Crianças - Desenvolvimento
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Teoria Psicanalítica
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/54456
Issue Date: 14-Dec-2010
Appears in Collections:Especialização em Teoria Psicanalítica

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