Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/54456
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | A noção de trauma em Winnicott |
Authors: | Elisandra Moreira de Castro |
First Advisor: | Maria Teresa de Melo Carvalho |
First Referee: | Maria Teresa de Melo Carvalho |
Second Referee: | Fábio Belo |
Third Referee: | Riva Satovschi Schwartzman |
Abstract: | Através desta monografia foi realizado um estudo acerca da Teoria do Desenvolvimento Emocional Humano de D.W. Winnicott, tendo como questão norteadora compreender a noção de trauma postulado por ele. A curiosidade investigativa e os motivos para o presente estudo se deram, a partir dos atendimentos clínicos e psicossociais de crianças e adolescentes encaminhados pelos Conselhos Tutelares para a Gerência de Atendimento Sócio-familiar da AMAS – Associação Municipal de Assistência Social. Instituição na qual a autora trabalha. Os casos encaminhados referem-se a crianças e adolescentes em situação de risco ou vulnerabilidade social e que muitas vezes tiveram seus direitos violados e/ou foram submetidos a violência doméstica. No percurso da investigação foi necessário estudar alguns conceitos, trabalhados ao longo da monografia, são eles: “mãe suficientemente boa”, “capacidade materna primária”, a sendo enfatizados os acontecimentos da primeira infância como essenciais para o conceito de trauma. A noção de trauma em Winnicott aponta que os fracassos na provisão ambiental, no período da dependência absoluta, rompem o desenvolvimento normal do bebê. A falha da mãe ambiente foi colocada como dispositivo de trauma no desenvolvimento emocional do bebê. A conclusão apontou que alguns casos atendidos pela autora referem-se a traumas como definidos por Winnicott, outros requerem análise mais profunda. Ao final, foi lembrado do aspecto preventivo, e colocado como proposta a necessidade da criação de estratégias de abordagem e de atendimentos para favorecer a construção e reconstrução das relações no grupo familiar, visando potencializar a família para o exercício de suas funções de proteção e não de favorecimento de traumas de nossas crianças e adolescentes. Assim, foi apontada a necessidade de melhor aprofundamento e a continuidade da presente pesquisa. |
Subject: | Infância Violência familiar Psicologia infantil Crianças - Desenvolvimento |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Teoria Psicanalítica |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/54456 |
Issue Date: | 14-Dec-2010 |
Appears in Collections: | Especialização em Teoria Psicanalítica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
121015_monografia_elisandra_castro.pdf | 101.44 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.