Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/54638
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Adriana Maria Tenuta de Azevedopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8545870038468318pt_BR
dc.contributor.referee1Luciana de Oliveira Silvapt_BR
dc.contributor.referee2Ronaldo Correa Júniorpt_BR
dc.creatorMariana Kimiko Ashidapt_BR
dc.date.accessioned2023-06-07T14:00:20Z-
dc.date.available2023-06-07T14:00:20Z-
dc.date.issued2023-01-17-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/54638-
dc.description.abstractInfelizmente, aprender uma segunda língua no Brasil é considerado privilégio. Primeiro, o Brasil é um país monolíngue na qual a aprendizagem da segunda língua não é prioridade nas diretrizes educacionais. Segundo, ao considerar as condições socioeconômicas da população brasileira, somente a minoria consegue arcar em pagar por cursos extracurriculares. Ao pensar nestas condições do país, se faz importante pensar no papel dos instrutores de língua estrangeira sobre quais temas, quais estratégias e métodos de ensino estão adotando; além disso, em quais materiais didáticos estão sendo elaborados para o ensino da tal língua. Conforme a Abordagem Sociocultural e a Abordagem Comunicativa no Ensino de Língua, duas unidades didáticas foram elaboradas, com temas sociais e sensíveis, tal como de extrema importância para a formação de pensamento crítico do aprendiz da segunda língua. O público alvo são alunos de nível B2 de competência linguística, sendo eles, preferencialmente, adolescentes ou adultos. Ambas unidades foram pensadas de modo a promover o aprendizado integral da língua, como o ensino da língua em temáticas com significância social, onde os aprendizes devem pensar, desenvolver o pensamento crítico, expressar sua opinião e discutir sobre os tópicos. Para a elaboração das unidades, materiais autênticos foram selecionados como input e atividades ligadas ao mundo real foram criadas como output com o intuito de potencializar o processo de ensino-aprendizagem de forma comunicativa e significativa. Este material foi produzido pensando em ajudar tanto os instrutores do Ensino de Língua Inglesa, quanto os aprendizes, a pensar, discutir e criar, indo para além de atividades tradicionais e sem conexão ao que acontece no mundo real. Considerando as características pessoais e sociais dos que estão aprendendo a língua, além do número destes e o tempo designado as aulas, é esperado que os instrutores do Ensino de Língua Inglesa possam utilizar este material com foco no desenvolvimento comunicativo da língua.pt_BR
dc.description.resumoUnfortunately, learning a second language in Brazil is considered a privilege. First, Brazil is a monolingual country in which educational guidelines do not prioritize second language learning. Second, when considering the socioeconomic conditions of the Brazilian population, only a minority can afford to pay for extracurricular courses. When thinking about these conditions in the country, it is crucial to rethink the role of foreign language instructors on what topics, strategies, and teaching methods they are adopting, in addition, to which didactic materials are being elaborated for second language teaching. According to the Sociocultural Approach and the Communicative Language Teaching, two units were elaborated, with social and sensitive themes, as well as extremely important for the formation of critical thinking of the second language learner. The target audience is B2 level students of linguistic competence, preferably teenagers or adults. Both units were designed to promote comprehensive language learning, such as language teaching on topics with social significance, where learners must think, develop critical thinking, express their opinion, and discuss the topics. For the elaboration of the units, authentic materials were selected as input, and activities linked to the real world were created as output to enhance the teaching-learning process in a communicative and meaningful way. This material was produced thinking about helping English Language Teaching instructors and learners to think, discuss and create, going beyond traditional activities and unconnected to what happens in the real world. Considering the personal and social characteristics of those learning the language, in addition to the number of them and the time allocated to classes, it is expected that English Language Teaching instructors will be able to use this material with a focus on the communicative development of the language.pt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Língua Inglesapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCommunicative Language Teachingpt_BR
dc.subjectDidactic Materialpt_BR
dc.subjectEnglish Language Teachingpt_BR
dc.subjectSociocultural Approachpt_BR
dc.subject.otherLíngua inglesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleGo beyond: think, develop critical thinking and express yourselfpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Língua Inglesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GO BEYOND think, develop critical thinking and express yourself.pdf10.36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.