Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/54755
Type: Monografia (especialização)
Title: A autoria em Truffault : o cinema de citação
Authors: Thais Cristina Lombardi Serafim
First Advisor: Ângela Cristina Salgueiro Marques
First Referee: Leonardo Álvares Vidigal
Abstract: Este trabalho tem como objetivo refletir acerca da existência de autoria no cinema de François Truffaut, um cineasta que nos anos 50 lutou por um cinema autoral e criou o termo “política dos autores”. Parte-se do pressuposto de que o cinema de Truffaut possui uma individualidade e uma unidade próprias, caracterizadas sobretudo pela presença de elementos biográficos, pelas citações e pela tentativa de construção de personagens capazes de gerar vínculos de identificação com os espectadores. Para a análise das marcas de autoria, serão utilizados dois de seus filmes: “A noite Americana” de 1973 e “Amor em fuga” de 1979. As análises serão articuladas ao seu texto “Uma certa tendência do cinema francês”, de 1954, publicado na revista Cahiers du cinéma, para verificar algum traço que possa identificar o cinema de Truffaut como um cinema autoral.
Subject: Cinema
Truffaut, François
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Comunicação: Processos Comunicativos e Dispositivos Midiáticos
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/54755
Issue Date: 10-Dec-2012
Appears in Collections:Especialização em Comunicação: Imagens e Cult. Midiáticas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS.pdf125.22 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.