Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/54755
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | A autoria em Truffault : o cinema de citação |
Authors: | Thais Cristina Lombardi Serafim |
First Advisor: | Ângela Cristina Salgueiro Marques |
First Referee: | Leonardo Álvares Vidigal |
Abstract: | Este trabalho tem como objetivo refletir acerca da existência de autoria no cinema de François Truffaut, um cineasta que nos anos 50 lutou por um cinema autoral e criou o termo “política dos autores”. Parte-se do pressuposto de que o cinema de Truffaut possui uma individualidade e uma unidade próprias, caracterizadas sobretudo pela presença de elementos biográficos, pelas citações e pela tentativa de construção de personagens capazes de gerar vínculos de identificação com os espectadores. Para a análise das marcas de autoria, serão utilizados dois de seus filmes: “A noite Americana” de 1973 e “Amor em fuga” de 1979. As análises serão articuladas ao seu texto “Uma certa tendência do cinema francês”, de 1954, publicado na revista Cahiers du cinéma, para verificar algum traço que possa identificar o cinema de Truffaut como um cinema autoral. |
Subject: | Cinema Truffaut, François |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Comunicação: Processos Comunicativos e Dispositivos Midiáticos |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/54755 |
Issue Date: | 10-Dec-2012 |
Appears in Collections: | Especialização em Comunicação: Imagens e Cult. Midiáticas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS.pdf | 125.22 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.