Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/54870
Tipo: Artigo de Periódico
Título: As aulas de graduação em uma universidade pública federal: planejamento, estratégias didáticas e engajamento dos estudantes
Título(s) alternativo(s): Undergraduate course classes at a federal public university: planning, didactic strategies and student engagement
Clases de graduación en una universidad pública federal: planificación, estrategias didácticas y compromiso de los estudiantes
Autor(es): Eliane Ferreira de Sá
Ana Luiza de Quadros
Eduardo Fleury Mortimer
Penha Souza Silva
Sérgio Luiz Talim
Resumen: Este trabalho teve como objetivo identificar, em uma amostragem de professores do Ensino Superior de diversas áreas do conhecimento, as estratégias pedagógicas mais citadas, a forma como planejam suas aulas e como atraem os estudantes para a participação nas atividades propostas em sala. Para isso, concebemos um instrumento de coleta de dados e analisamos as respostas dadas a um conjunto de questões que tratavam do planejamento e das estratégias didáticas utilizadas. As respostas foram tabuladas e analisadas por meio do software de análise estatística Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Constatou-se que as variações de aulas expositivas são predominantes em todas as áreas; que o planejamento das aulas, para muitos professores, é uma atividade que mais se assemelha à organização do conteúdo do que aos objetivos de ensino; e que o engajamento dos estudantes está diretamente relacionado com as estratégias utilizadas pelos professores.
Abstract: The goal of this study was to identify the pedagogical strategies most frequently used by a cohort of higher education professors in different fields. We were also interested in investigating how these professors plan their classes and how they evaluate student participation in classroom activities. A data collection questionnaire was devised, and the responses related to the professors’ plan and their most used pedagogical activities were analyzed. The responses were tabulated and analyzed using the SPSS statistical analysis software. We observed the predominance of lectures in all fields. For many professors, class planning is much more of an act of organizing content than actually teaching. Student engagement is directly related to the strategies used by the professors.
Asunto: Professores - Formação
Didática
Aulas ilustradas com giz
Planos de aula
Ambiente de sala de aula
Professores e alunos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ICX - DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782017227032
URI: http://hdl.handle.net/1843/54870
Fecha del documento: 2017
metadata.dc.url.externa: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/JbNdQTJ8bSw3jzpNzKkDQQx/
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Brasileira de Educação
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
As aulas de graduação em uma universidade federal planejamento, estratégias didáticas e engajamento dos estudantes.pdf235.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.