Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/54870
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | As aulas de graduação em uma universidade pública federal: planejamento, estratégias didáticas e engajamento dos estudantes |
Título(s) alternativo(s): | Undergraduate course classes at a federal public university: planning, didactic strategies and student engagement Clases de graduación en una universidad pública federal: planificación, estrategias didácticas y compromiso de los estudiantes |
Autor(es): | Eliane Ferreira de Sá Ana Luiza de Quadros Eduardo Fleury Mortimer Penha Souza Silva Sérgio Luiz Talim |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo identificar, em uma amostragem de professores do Ensino Superior de diversas áreas do conhecimento, as estratégias pedagógicas mais citadas, a forma como planejam suas aulas e como atraem os estudantes para a participação nas atividades propostas em sala. Para isso, concebemos um instrumento de coleta de dados e analisamos as respostas dadas a um conjunto de questões que tratavam do planejamento e das estratégias didáticas utilizadas. As respostas foram tabuladas e analisadas por meio do software de análise estatística Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Constatou-se que as variações de aulas expositivas são predominantes em todas as áreas; que o planejamento das aulas, para muitos professores, é uma atividade que mais se assemelha à organização do conteúdo do que aos objetivos de ensino; e que o engajamento dos estudantes está diretamente relacionado com as estratégias utilizadas pelos professores. |
Abstract: | The goal of this study was to identify the pedagogical strategies most frequently used by a cohort of higher education professors in different fields. We were also interested in investigating how these professors plan their classes and how they evaluate student participation in classroom activities. A data collection questionnaire was devised, and the responses related to the professors’ plan and their most used pedagogical activities were analyzed. The responses were tabulated and analyzed using the SPSS statistical analysis software. We observed the predominance of lectures in all fields. For many professors, class planning is much more of an act of organizing content than actually teaching. Student engagement is directly related to the strategies used by the professors. |
Assunto: | Professores - Formação Didática Aulas ilustradas com giz Planos de aula Ambiente de sala de aula Professores e alunos |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | ICX - DEPARTAMENTO DE QUÍMICA |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.1590/S1413-24782017227032 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/54870 |
Data do documento: | 2017 |
metadata.dc.url.externa: | https://www.scielo.br/j/rbedu/a/JbNdQTJ8bSw3jzpNzKkDQQx/ |
metadata.dc.relation.ispartof: | Revista Brasileira de Educação |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
As aulas de graduação em uma universidade federal planejamento, estratégias didáticas e engajamento dos estudantes.pdf | 235.03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.