Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/54884
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | O mapa conceitual como uma atividade didática avaliativa no ensino superior |
Other Titles: | The concept map as an evaluative teaching activity in higher education |
Authors: | Graciane Silva Bruzinga Borges Eliúde Oliveira Leal Célia da Consolação Dias Gercina Ângela de Lima |
Abstract: | O processo de avaliação da aprendizagem no ensino superior se configura hoje em um cenário de mudanças. Frente às novas tecnologias didáticas e a um perfil dinâmico de estudante, o ambiente educacional tem buscado novos caminhos. O objetivo deste artigo é apresentar a elaboração de Mapas Conceituais como uma alternativa às atividades didáticas avaliativas. Este recurso se caracteriza como um instrumento de análise, síntese e representação de conteúdos. A metodologia utilizada se baseou na abordagem analítica-sintética, prevendo cinco etapas: 1) planejamento; 2) prototipagem; 3) validação; 4) revisão e 5) finalização. O universo de estudo constituiu-se de uma turma do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Minas Gerais, tendo sido produzidos oito mapas via o software Cmap Tools. Os resultados obtidos foram positivos, demonstrando facilidade na avaliação do professor e na assimilação dos estudantes. Conclui-se que a metodologia é consistente e o instrumento eficaz, possibilitando uma aplicação continuada durante a graduação. |
Subject: | Ciência da informação Ensino superior Aprendizagem - Avaliação Mapa Conceitual |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | ECI - DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.doi: | 10.34117/bjdv6n5-026 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/54884 |
Issue Date: | 2020 |
metadata.dc.url.externa: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9510 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Brazilian Journal of Development |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O mapa conceitual como uma atividade didática avaliativa no ensino superior.pdf | 3.1 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.