Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/54888
Tipo: Artigo de Periódico
Título: As teorias de currículo: breve panorama
Título(s) alternativo(s): Curriculum theories: brief overview
Autor(es): Bruna de Oliveira Gonçalves
Raquel Quirino
Resumen: Este texto traça um breve panorama sobre as teorias de currículo, tendo como referência a proposta de organização desenvolvida por Tomaz Tadeu da Silva, na obra Documentos de Identidade. O artigo traz as teorias tradicionais e suas vertentes como foco primeiro. Em seguida, as teorias críticas e o debate na Pedagogia do Oprimido, de Paulo Freire, e na Pedagogia Crítico-Social, com Dermeval Saviani. Por fim, sem que haja um caráter de evolução e linearidade do campo curricular, as teorias pós-críticas são comentadas. Têm-se, dessa forma, uma contribuição no sentido de ampliar o entendimento sobre o campo de estudos em questão, que, por vezes, é permeado de imprecisões conceituais e metodológicas.
Abstract: This text outlines a brief overview of curriculum theories, with reference to the organizational proposal developed by Tomaz Tadeu da Silva, in the work Documentos de Identidade. The article brings the traditional theories and their aspects as the first focus. Then, the critical theories and the debate in Pedagogy of the Oppressed, by Paulo Freire, and in Critical-Social Pedagogy, with Dermeval Saviani. Finally, without the character of evolution and linearity of the curricular field, the post-critical theories are commented. In this way, there is a contribution towards broadening the understanding of the field of study in question, which is sometimes permeated with conceptual and methodological inaccuracies.
Asunto: Educação - Estudo e ensino
Educação - Currículos
Currículos - Mudança
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: CAED - CENTRO DE APOIO A EDUCACAO A DISTANCIA
Tipo de acceso: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/54888
Fecha del documento: 2021
metadata.dc.url.externa: https://www.revistapedagogiaufmt.com/c%C3%B3pia-v-7-n%C2%BA-2-2020-edi%C3%A7%C3%A3o-especial
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Pedagogia UFMT
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
no existem archivos asociados a este elemento.


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.