Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/54888
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | As teorias de currículo: breve panorama |
Título(s) alternativo(s): | Curriculum theories: brief overview |
Autor(es): | Bruna de Oliveira Gonçalves Raquel Quirino |
Resumo: | Este texto traça um breve panorama sobre as teorias de currículo, tendo como referência a proposta de organização desenvolvida por Tomaz Tadeu da Silva, na obra Documentos de Identidade. O artigo traz as teorias tradicionais e suas vertentes como foco primeiro. Em seguida, as teorias críticas e o debate na Pedagogia do Oprimido, de Paulo Freire, e na Pedagogia Crítico-Social, com Dermeval Saviani. Por fim, sem que haja um caráter de evolução e linearidade do campo curricular, as teorias pós-críticas são comentadas. Têm-se, dessa forma, uma contribuição no sentido de ampliar o entendimento sobre o campo de estudos em questão, que, por vezes, é permeado de imprecisões conceituais e metodológicas. |
Abstract: | This text outlines a brief overview of curriculum theories, with reference to the organizational proposal developed by Tomaz Tadeu da Silva, in the work Documentos de Identidade. The article brings the traditional theories and their aspects as the first focus. Then, the critical theories and the debate in Pedagogy of the Oppressed, by Paulo Freire, and in Critical-Social Pedagogy, with Dermeval Saviani. Finally, without the character of evolution and linearity of the curricular field, the post-critical theories are commented. In this way, there is a contribution towards broadening the understanding of the field of study in question, which is sometimes permeated with conceptual and methodological inaccuracies. |
Assunto: | Educação - Estudo e ensino Educação - Currículos Currículos - Mudança |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | CAED - CENTRO DE APOIO A EDUCACAO A DISTANCIA |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/54888 |
Data do documento: | 2021 |
metadata.dc.url.externa: | https://www.revistapedagogiaufmt.com/c%C3%B3pia-v-7-n%C2%BA-2-2020-edi%C3%A7%C3%A3o-especial |
metadata.dc.relation.ispartof: | Revista Pedagogia UFMT |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.