Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/54928
Tipo: Dissertação
Título: Influência da vibração de corpo inteiro em uma habilidade cognitiva de raciocínio em adultos jovens
Título(s) alternativo(s): Influence of whole-body-vibration on a reasoning ability of cognition
Autor(es): Daniel Affonso Vasconcelos
primer Tutor: Maria Lúcia Machado Duarte
primer Co-tutor: Lázaro Valentim Donadon
primer miembro del tribunal : Oscar Ricardo Sandoval Rodriguez
Segundo miembro del tribunal: Ricardo Queiroz Guimarães
Tercer miembro del tribunal: Mário Bernardo Filho
Resumen: Neste trabalho foram investigados os efeitos das vibrações de corpo inteiro (VCI) na cognição humana em uma tarefa de raciocínio. Foram realizados testes em 40 voluntários, 28 homens e 12 mulheres em uma plataforma vibratória. Foi utilizado um aplicativo de treinamento cognitivo que consistia em um jogo desenvolvido para se testar o raciocínio e que fornecia pontuação, precisão e tempo de reação como métricas de desempenho ao final de cada partida. As frequências utilizadas como parâmetro foram 5 e 30 Hz, conhecidas na literatura como causadoras de efeitos negativos e positivos na cognição humana de forma geral, respectivamente. As amplitudes utilizadas foram de 0,5 e 1,2 m/s² e a combinação dessas duas acelerações com as duas frequências configuravam um total de 4 parâmetros vibratórios. Os 40 voluntários foram divididos em 4 grupos de 10 pessoas, sendo 7 homens e 3 mulheres em cada, e todos eles foram submetidos às 4 combinações de parâmetros, porém em ordem diferente em cada grupo, para que fosse investigado se o momento de exposição de diferentes parâmetros vibracionais, causaria alguma diferença. Além das 4 etapas com vibração, houve 2 etapas de controle, uma antes das etapas com vibração e uma depois, para se testar eventuais efeitos residuais e minimizar a influência do aprendizado com relação ao jogo cognitivo. Foram feitos dois tipos de análise estatísticas, uma análise descritiva, com uso de gráficos e uma análise multivariada. As análises descritivas mostraram diferenças não significativas entre o desempenho de homens e mulheres, entre frequências e entre amplitudes, e com relação ao momento de exposição de cada parâmetro. O desempenho dos voluntários mostrou uma tendência a ser superior na etapa final de controle em relação à inicial também de controle, e isso pode ser atribuído a um fator de aprendizado dos voluntários encontrado na análise multivariada.
Abstract: In this work, effects of whole-body vibrations on human cognition were investigated regarding the reasoning process. Forty volunteers, 28 men and 12 women were tested on a vibrating platform by playing a game that was part of a cognitive training app. The app uses points, precision, and reaction time as a score system for individual performance evaluation. The frequency values used as parameters were 5 and 30 Hz, values that appear often in literature as negative and positive regarding human cognition, respectively. The acceleration values were 0.5 and 1.2 m/s² and the combination of the two frequency values mentioned with these two accelerations created four parameters of vibration. The 40 volunteers were divided into 4 groups of 10 people, being 7 men and 3 women in each one, but every person was exposed to all the parameters. It was the order of exposure that changed among the groups. The experiment was composed of six stages in total; the first and last ones were control stages with null values of vibration from the platform, the 4 stages with vibration were in between the control ones. The objective was to determine eventual residual effects and to minimize one possible influence of a learning effect regarding the cognitive game. Two statistical analyses were performed, one descriptive, with the use of graphs, and another one multilevel. The analysis of the experiment showed very little difference in performance between men and women, regarding vibration parameters and the stage of exposure. The most prominent effect could be attributed to a learning effect that was found in the multilevel analysis as the most significant factor.
Asunto: Engenharia mecânica
Vibração
Testes de vibração
Cognição
Raciocínio
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecanica
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/54928
Fecha del documento: 27-ene-2023
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

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