Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/54928
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria Lúcia Machado Duartept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0076230777409819pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lázaro Valentim Donadonpt_BR
dc.contributor.referee1Oscar Ricardo Sandoval Rodriguezpt_BR
dc.contributor.referee2Ricardo Queiroz Guimarãespt_BR
dc.contributor.referee3Mário Bernardo Filhopt_BR
dc.creatorDaniel Affonso Vasconcelospt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6499696333115829pt_BR
dc.date.accessioned2023-06-14T19:36:20Z-
dc.date.available2023-06-14T19:36:20Z-
dc.date.issued2023-01-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/54928-
dc.description.abstractIn this work, effects of whole-body vibrations on human cognition were investigated regarding the reasoning process. Forty volunteers, 28 men and 12 women were tested on a vibrating platform by playing a game that was part of a cognitive training app. The app uses points, precision, and reaction time as a score system for individual performance evaluation. The frequency values used as parameters were 5 and 30 Hz, values that appear often in literature as negative and positive regarding human cognition, respectively. The acceleration values were 0.5 and 1.2 m/s² and the combination of the two frequency values mentioned with these two accelerations created four parameters of vibration. The 40 volunteers were divided into 4 groups of 10 people, being 7 men and 3 women in each one, but every person was exposed to all the parameters. It was the order of exposure that changed among the groups. The experiment was composed of six stages in total; the first and last ones were control stages with null values of vibration from the platform, the 4 stages with vibration were in between the control ones. The objective was to determine eventual residual effects and to minimize one possible influence of a learning effect regarding the cognitive game. Two statistical analyses were performed, one descriptive, with the use of graphs, and another one multilevel. The analysis of the experiment showed very little difference in performance between men and women, regarding vibration parameters and the stage of exposure. The most prominent effect could be attributed to a learning effect that was found in the multilevel analysis as the most significant factor.pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho foram investigados os efeitos das vibrações de corpo inteiro (VCI) na cognição humana em uma tarefa de raciocínio. Foram realizados testes em 40 voluntários, 28 homens e 12 mulheres em uma plataforma vibratória. Foi utilizado um aplicativo de treinamento cognitivo que consistia em um jogo desenvolvido para se testar o raciocínio e que fornecia pontuação, precisão e tempo de reação como métricas de desempenho ao final de cada partida. As frequências utilizadas como parâmetro foram 5 e 30 Hz, conhecidas na literatura como causadoras de efeitos negativos e positivos na cognição humana de forma geral, respectivamente. As amplitudes utilizadas foram de 0,5 e 1,2 m/s² e a combinação dessas duas acelerações com as duas frequências configuravam um total de 4 parâmetros vibratórios. Os 40 voluntários foram divididos em 4 grupos de 10 pessoas, sendo 7 homens e 3 mulheres em cada, e todos eles foram submetidos às 4 combinações de parâmetros, porém em ordem diferente em cada grupo, para que fosse investigado se o momento de exposição de diferentes parâmetros vibracionais, causaria alguma diferença. Além das 4 etapas com vibração, houve 2 etapas de controle, uma antes das etapas com vibração e uma depois, para se testar eventuais efeitos residuais e minimizar a influência do aprendizado com relação ao jogo cognitivo. Foram feitos dois tipos de análise estatísticas, uma análise descritiva, com uso de gráficos e uma análise multivariada. As análises descritivas mostraram diferenças não significativas entre o desempenho de homens e mulheres, entre frequências e entre amplitudes, e com relação ao momento de exposição de cada parâmetro. O desempenho dos voluntários mostrou uma tendência a ser superior na etapa final de controle em relação à inicial também de controle, e isso pode ser atribuído a um fator de aprendizado dos voluntários encontrado na análise multivariada.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Mecanicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVibração de corpo inteiropt_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectRaciocíniopt_BR
dc.subject.otherEngenharia mecânicapt_BR
dc.subject.otherVibraçãopt_BR
dc.subject.otherTestes de vibraçãopt_BR
dc.subject.otherCogniçãopt_BR
dc.subject.otherRaciocíniopt_BR
dc.titleInfluência da vibração de corpo inteiro em uma habilidade cognitiva de raciocínio em adultos jovenspt_BR
dc.title.alternativeInfluence of whole-body-vibration on a reasoning ability of cognitionpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertaçao Daniel Vasconcelos PDFA(15 de abril).pdf10.07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.