Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/54953
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Fatores de desempenho e consumo de entretenimento de videos em streaming
Título(s) alternativo(s): Performace factors and entertainement video streaming consumption
Autor(es): Andressa Rodrigues Silva
Marlusa de Sevilha Gosling
Kelly Cristine Oliveira Meira
Stela Cristina Hott Correa
Iury Teixeira de Sevilha Gosling
Resumo: O objetivo deste estudo foi identificar e analisar os fatores que têm relação direta e positiva com a intenção de uso de plataformas de streaming de vídeos pagas, e com o consumo de entretenimento nestas plataformas. Para isso, foi realizada uma pesquisa quantitativa por meio de um survey online que obteve 207 respondentes válidos. Os dados coletados foram analisados estatisticamente com os softwares SPSS e SmartPLS. Concluiu-se que o consumo de entretenimento audiovisual foi desviado das redes de televisão para as plataformas streaming. Os fatores determinantes desse movimento foram a expectativas de desempenho, a influência social, a motivação hedônica, o preço e o custo de troca. Os consumidores pretendem continuar comprando esses serviços no futuro e usá-lo frequentemente no seu dia-a-dia. Curiosamente, os fatores tecnológicos, a facilidade de uso e expectativa de desempenho não foram fatores imprescindíveis desse deslocamento.
Abstract: The objective of this study was to identify and analyze the factors that have a direct and positive relationship with the intention to use paid video streaming platforms and the consumption of entertainment on these platforms. For this, a quantitative survey was conducted through an online survey that obtained 207 valid respondents. The data collected were statistically analyzed with SPSS and SmartPLS software. It is concluded that the consumption of audiovisual entertainment has been diverted from television networks to streaming platforms. The determinants of this movement were performance expectations, social influence, hedonic motivation, price and exchange cost. Consumers want to continue to buy these services in the future and use them frequently in their daily lives. Interestingly, the technological factors, the ease of use and expectation of performance were not essential factors of this displacement.
Assunto: Tecnologia streaming (Telecomunicação)
Administração de empresas
Consumo (Economia)
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: http://dx.doi.org/10.21714/pretexto.v19i2.6428
URI: http://hdl.handle.net/1843/54953
Data do documento: 2018
metadata.dc.url.externa: http://revista.fumec.br/index.php/pretexto/about
metadata.dc.relation.ispartof: Pretexto
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