Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/54986
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O tempo integral em questão: as percepções do 3° ano do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Full-time education in question: perceptions of the 3rd year of elementary school
Autor(es): Maria Carolina da Silva Caldeira
Luiz Alberto Ribeiro Dumont
André Henrique Faria Marques
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar a percepção de crianças de oito anos, do 3° ano do 1° ciclo do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sobre a escola de Tempo Integral. A forma com que elas lidam com a jornada de estudos, o tempo que passam nesse ambiente, a opinião sobre a presença dos monitores em sala de aula, a alimentação que fazem na escola e o tempo que passam com a família, relatando se ela é presente na vivência escolar, são os aspectos analisados na pesquisa. O estudo se deu por meio de entrevistas com os alunos em grupos de 10 crianças. Essas entrevistas foram áudio-gravada e realizadas em dois momentos distintos com cada grupo. Os resultados nos levam a concluir que essas crianças, em sua maioria, aceitam bem a ideia de Tempo Integral, no entanto, enfatizam a necessidade de rever alguns critérios que fazem parte do construto dessa proposta de ensino.
Abstract: This article aims at analyzing the perception of eight-year-olds about full-time education. The children who participated in this study were in the 3rd year of the 1st cycle of UFMG’s Pedagogical Center. The way they deal with their school routine, the time they spend on this environment, their opinion about the presence of the monitors in the classroom, the food they eat at school and the time they spend with their family (reporting whether or not they are present in their school experience) are the aspects analyzed in this research. The study was conducted by interviews with students in groups of 10 children each. These interviews were audio-recorded and performed at two different moments with each group. The results lead us to conclude that most of these children accept the idea of full-time education, however, they emphasize the need to review some criteria that are part of what full-time education is.
Assunto: Ensino fundamental
Educação integral
Currículos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.34019/1984-5499.2019.v21.27841
URI: http://hdl.handle.net/1843/54986
Data do documento: 2019
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/27841
metadata.dc.relation.ispartof: Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação
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