Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/54989
Type: Artigo de Periódico
Title: Dinâmica de desenvolvimento do raciocínio clínico e da competência diagnóstica na formação médica – sistemas 1 e 2 de raciocínio clínico
Other Titles: The dynamics of the development of clínical resoaning (sys tem 1 and 2) and diagnostic competence in medical training
Authors: Rachel Aparecida Ferreira Fernandes
Cássio da Cunha Ibiapina
Alberto Pena Pereira Timóteo
Leandro Fernandes Malloy-diniz
Abstract: A expertise médica constitui um dos principais determinantes da qualidade da assistência médica prestada ao paciente. Desenvolve-se ao longo do curso de graduação e da capacitação profissional, dependendo tanto da aquisição de conhecimento quanto da forma como esses conhecimentos são utilizados quando da abordagem do caso clínico. Ao processamento dos conhecimentos acumulados para adequada aplicação na clínica é dado o nome de raciocínio clínico, que é categorizado, por alguns autores, como raciocínio clínico não analítico ou automático (sistema 1) e raciocínio clínico analítico ou reflexivo (sistema 2). O sistema 1, comumente utilizado nos casos rotineiros, caracteriza-se por requerer pouco ou nenhum esforço mental na solução do caso, sendo rápido e intuitivo. O sistema 2, por sua vez, utilizado para solução de casos menos comuns ou complexos, é elaborado, consciente e lento. Embora ambas as formas de raciocínio clínico sejam igualmente eficazes na solução dos casos, o médico deve estar capacitado para utilizar uma ou outra, de acordo com a sua própria experiência prática e com a complexidade do caso abordado, para garantir maior acurácia diagnóstica e melhor abordagem ao paciente.
Abstract: The medical expertise is one of the main quality determinants for medical care provided to patients. It develops during the undergraduate course and also during the professional training, being subject to knowledge acquisition as well as how this knowledge is used, and is also subject to the clinical case approach. The processing of the accumulated knowledge for an accurate clinical application is called clinical reasoning, which is cate gorized by some authors in non-analytical or automatic clinical reasoning (System 1) and analytical or reflexive clinical reasoning (System 2). System 1, commonly used on routine cases, is characterized by a little or none mental effort to solve the cases, being fast and intuitive; System 2, in turn, applies to less common or more complex cases, and is prepared, aware and slow. Although both forms of clinical reasoning are equally effective to solve the cases, the medical professional should be prepared to use one or another, according to the complexity of the discussed case and to his own practical experience, in order to ensure a better diagnostic accuracy and a better approach to the patient
Subject: Educação Médica
Sinais e Sintomas
Diagnóstico Clínico
Tomada de Decisão Clínica
Terapêutica
Qualidade da Assistência à Saúde
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
MED - DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA
MED - DEPARTAMENTO DE SAÚDE MENTAL
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: 10.5935/2238-3182.20160052
URI: http://hdl.handle.net/1843/54989
Issue Date: 2016
metadata.dc.url.externa: https://www.rmmg.org/artigo/detalhes/1983
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Médica de Minas Gerais
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.