Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/55199
Tipo: Tese
Título: O efeito mediador do arrependimento na escolha por produto ou experiência, moderado pela singularidade da oportunidade
Autor(es): Denise Gabriela Rodrigues
primer Tutor: Plínio Rafael Reis Monteiro
primer miembro del tribunal : Márcio Augusto Gonçalves
Segundo miembro del tribunal: Paulo Henrique Muller Prado
Tercer miembro del tribunal: Ramon Silva Leite
Cuarto miembro del tribunal: Cid Gonçalves Filho
Resumen: A maneira como os consumidores tomam decisões impacta diretamente o seu bem-estar. Comumente, estratégias consideradas irracionais são adotadas como apoio nesse processo decisório, podendo, inclusive, comprometer a qualidade das escolhas realizadas, alterando-se de maneira contraintuitiva, segundo o cenário. A literatura vigente propõe que, em contextos de recursos limitados, os consumidores optam por produtos em virtude da durabilidade e maior racionalidade da compra. A presente pesquisa levanta evidências que sugerem que, quando há um alto grau de singularidade, o arrependimento pode influenciar a decisão, invertendo o efeito direto mencionado, ou seja, aumenta a preferência dos indivíduos por experiências de consumo. Para investigar este fenômeno, foram realizados dois estudos via survey examinando o julgamento de duas oportunidades de empréstimo para realização de compras: uma experiencial; outra, de produto. Avaliou-se o grau em que a preferência por experiências é consistente, seguindo a mesma tendência em um cenário com duas alternativas (produto versus experiência), em comparação ao cenário em que apenas uma oportunidade de compra é apresentada. Para as análises, testou-se o modelo de mediação moderada (modelo 14 do process) para a presença de apenas uma oportunidade de compra, bem como se aplicaram testes t de amostras relacionadas. Os resultados apresentam evidências de que o arrependimento pode mediar a escolha de experiências em contextos de empréstimo, sendo este efeito moderado pela singularidade da oportunidade de compra. Uma agenda de estudos é proposta ao final, visando a sua aplicação em uma abordagem experimental a fim de garantir critérios de causalidade. Sugestões e contribuições para a teoria, consumidores e profissionais de marketing são ainda apresentadas como resultado do estudo.
Asunto: Administração
Arrependimento
Singularidades
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Curso: Programa de Pós-Graduação em Administração
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/55199
Fecha del documento: 29-ago-2022
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Tese DENISE_formatada FINAL_VF.pdf1.77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.