Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/55251
Tipo: Monografia (especialização)
Título: A pipoca nossa de cada dia como tema gerador para identificação de concepções alternativas
Autor(es): Joyce Cristine Silva Ferreira Saturnino
primer Tutor: Josiane Pereira Torres
primer miembro del tribunal : Santer Alvares de Matos
Resumen: O presente trabalho buscou identificar concepções alternativas sobre a natureza da matéria e favorecer a autonomia, argumentação e participação dos estudantes por meio de uma sequência didática com abordagem investigativa, envolvendo a pipoca. A metodologia contou com análise qualitativa de pré e pós questionários, anotações em diário de campo e gravação de áudio. Tendo em vista que a aprendizagem e o desenvolvimento de conceitos são dependentes do meio, tal trabalho torna-se relevante após um período de pandemia em que os estudantes ficaram expostos a Fake News, descrédito da ciência e sem contato direto com a escola. Como resultados, destacamos que os estudantes apontaram as mesmas concepções alternativas evidenciadas na literatura e grande dificuldade com relação à argumentação e exposição de suas ideias. Os alunos mostraram-se participativos e envolvidos na atividade demonstrando a eficiência da abordagem investigativa para despertar o protagonismo dos estudantes. As análises dos questionários indicaram um maior domínio dos conceitos químicos após a realização das atividades. Inicialmente os estudantes apenas relacionaram a origem da pipoca no milho, sem reconhecer transformações químicas e físicas na ruptura da semente. Por outro lado, ao final das atividades 89% dos estudantes relacionaram a influência da água e 78% a mudança de estado físico da água e o aumento da pressão como responsáveis pelo processo de ruptura do milho. Consideramos assim, que as atividades desenvolvidas permitiram uma maior autonomia dos estudantes, favoreceram a argumentação entre aluno-aluno e aluno-professor e possibilitaram uma aproximação do que estudam em sala de aula, auxiliando-os assim na resolução de problemas do cotidiano.
Asunto: Ciência - Estudo e ensino
Química - Estudo e ensino
Milho de pipoca
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/55251
Fecha del documento: 25-mar-2023
Aparece en las colecciones:Especialização em Educação em Ciências

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Joyce Cristine Silva Ferreira Saturnino - ok.pdf648.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.