Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/55264
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Abordagem investigativa nas aulas de ciências envolvendo estudantes com autismo
Autor(es): Keicilane Aparecida Guedes
Primeiro Orientador: Josiane Pereira Torres
Primeiro membro da banca : Santer Alvares de Matos
Resumo: Atualmente, o ensino de ciências apresenta diversos desafios como, por exemplo, o de promover o conhecimento estimulando a autonomia e senso crítico dos alunos. São necessárias novas estratégias que diversifiquem o ensino de ciências, de modo a contribuir com o desenvolvimento da motivação e engajamento dos estudantes. A presente pesquisa é caracterizada por um caráter investigativo em algumas atividades de uma sequência didática aplicada em uma sala de aula a qual apresentava um perfil de ampla neurodiversidade. Além do ensino, buscou promover a inclusão e participação de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nestas atividades. Foi desenvolvida e aplicada uma sequência didática de ensino de química à uma turma do nono ano do Ensino Fundamental. Foi observado que nesta sequência, a abordagem investigativa promoveu interesse e envolvimento dos estudantes nas atividades, demonstrando curiosidade em aprender, usando o protagonismo na aquisição do conhecimento e no discurso através de argumentações nos debates ocorridos. Os resultados indicaram que a maioria dos estudantes apresentou interesse na proposta e realização das atividades com motivação, incluindo os alunos com TEA. Na finalização da intervenção, as discussões foram riquíssimas, na qual eles elaboraram e apresentaram suas argumentações que evoluíram para uma questão sociocientífica, demonstrando aquisição de conhecimento através do estabelecimento de relações do conteúdo visto ao seu cotidiano.
Abstract: Currently, science teaching presents several challenges, such as, for example, promoting knowledge by stimulating students' autonomy and critical thinking. New strategies are needed to diversify science teaching in order to contribute to the development of student motivation and engagement. The present research is characterized by an investigative character in some activities of a didactic sequence applied in a classroom which presented a profile of wide neurodiversity. In addition to teaching, it sought to promote the inclusion and participation of students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in these activities. A didactic sequence for teaching chemistry was developed and applied to a ninth grade elementary school class. It was observed that in this sequence, the investigative approach promoted interest and involvement of students in activities, demonstrating curiosity in learning, using protagonism in the acquisition of knowledge and in discourse through arguments in the debates that took place. The results indicated that most students showed interest in the proposal and carrying out activities with motivation, including students with ASD. At the end of the intervention, the discussions were very rich, in which they elaborated and presented their arguments that evolved into a socio-scientific question, demonstrating the acquisition of knowledge through the establishment of relations between the content seen in their daily lives.
Assunto: Educação
Ciências (Ensino fundamental) - Estudo e ensino
Química - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Crianças autistas - Educação
Inclusão em educação
Educação inclusiva
Aprendizagem experimental
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/55264
Data do documento: 25-Mar-2023
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