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http://hdl.handle.net/1843/55264
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Josiane Pereira Torres | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8280180476421117 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santer Alvares de Matos | pt_BR |
dc.creator | Keicilane Aparecida Guedes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-06-23T14:48:19Z | - |
dc.date.available | 2023-06-23T14:48:19Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-25 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/55264 | - |
dc.description.abstract | Currently, science teaching presents several challenges, such as, for example, promoting knowledge by stimulating students' autonomy and critical thinking. New strategies are needed to diversify science teaching in order to contribute to the development of student motivation and engagement. The present research is characterized by an investigative character in some activities of a didactic sequence applied in a classroom which presented a profile of wide neurodiversity. In addition to teaching, it sought to promote the inclusion and participation of students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in these activities. A didactic sequence for teaching chemistry was developed and applied to a ninth grade elementary school class. It was observed that in this sequence, the investigative approach promoted interest and involvement of students in activities, demonstrating curiosity in learning, using protagonism in the acquisition of knowledge and in discourse through arguments in the debates that took place. The results indicated that most students showed interest in the proposal and carrying out activities with motivation, including students with ASD. At the end of the intervention, the discussions were very rich, in which they elaborated and presented their arguments that evolved into a socio-scientific question, demonstrating the acquisition of knowledge through the establishment of relations between the content seen in their daily lives. | pt_BR |
dc.description.resumo | Atualmente, o ensino de ciências apresenta diversos desafios como, por exemplo, o de promover o conhecimento estimulando a autonomia e senso crítico dos alunos. São necessárias novas estratégias que diversifiquem o ensino de ciências, de modo a contribuir com o desenvolvimento da motivação e engajamento dos estudantes. A presente pesquisa é caracterizada por um caráter investigativo em algumas atividades de uma sequência didática aplicada em uma sala de aula a qual apresentava um perfil de ampla neurodiversidade. Além do ensino, buscou promover a inclusão e participação de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nestas atividades. Foi desenvolvida e aplicada uma sequência didática de ensino de química à uma turma do nono ano do Ensino Fundamental. Foi observado que nesta sequência, a abordagem investigativa promoveu interesse e envolvimento dos estudantes nas atividades, demonstrando curiosidade em aprender, usando o protagonismo na aquisição do conhecimento e no discurso através de argumentações nos debates ocorridos. Os resultados indicaram que a maioria dos estudantes apresentou interesse na proposta e realização das atividades com motivação, incluindo os alunos com TEA. Na finalização da intervenção, as discussões foram riquíssimas, na qual eles elaboraram e apresentaram suas argumentações que evoluíram para uma questão sociocientífica, demonstrando aquisição de conhecimento através do estabelecimento de relações do conteúdo visto ao seu cotidiano. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Educação em Ciências | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Abordagem investigativa | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Ciências (Ensino fundamental) - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Química - Estudo e ensino (Ensino fundamental) | pt_BR |
dc.subject.other | Crianças autistas - Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Inclusão em educação | pt_BR |
dc.subject.other | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject.other | Aprendizagem experimental | pt_BR |
dc.title | Abordagem investigativa nas aulas de ciências envolvendo estudantes com autismo | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Educação em Ciências |
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