Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/55293
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A formação de professores: analisando uma experiência formativa
Autor(es): Aline de Souza Janerine
Ana Luiza de Quadros
Resumen: A centralidade das discussões em torno da formação de professores nos levou a repensar essa formação. Envolvemos um conjunto de professores em formação em um projeto de imersão na docência, estruturado em três fases: elaboração, desenvolvimento e avaliação conjunta de uma sequência de aulas. Nosso objetivo foi de analisar possíveis aprendizagens sobre a docência, que pudessem refletir na prática de cada um quando eles assumissem o papel de professor na sala de aula. Para isso, as aulas foram gravadas em vídeo e analisadas tanto individual quanto coletivamente. Ao final do trabalho identificamos entendimentos sobre o papel do professor na construção de significados em sala de aula, além de outros entendimentos que mostram contribuições dessa experiência.
Abstract: The discusion about teacher training has became increasily inportance in education. A group of teachers in formation participed in a project of teachers immersion structured in three phases: elaboration, development and joint evaluation by the researches and teachers in formation. Our aim was to analyze possible learnings about teaching, which could reflect in one’s practice the moment they became a teacher in the classroom. The classes were recorded on video and then individually and collectively analyzed. Finally, we identified understandings about the role of the teacher in the meaning making in the classroom, in adition to others understandings that contributed to this experience.
Asunto: Professores - Formação
Química
Formação de conceitos
Professores e alunos
Aprendizagem baseada em problemas
Química (Primeiro grau) - Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ICX - DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/55293
Fecha del documento: 2018
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/7655/5454
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Insignare Scientia
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
A formação de professores analisando uma experiência formativa.pdf454.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.