Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/55293
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | A formação de professores: analisando uma experiência formativa |
Autor(es): | Aline de Souza Janerine Ana Luiza de Quadros |
Resumo: | A centralidade das discussões em torno da formação de professores nos levou a repensar essa formação. Envolvemos um conjunto de professores em formação em um projeto de imersão na docência, estruturado em três fases: elaboração, desenvolvimento e avaliação conjunta de uma sequência de aulas. Nosso objetivo foi de analisar possíveis aprendizagens sobre a docência, que pudessem refletir na prática de cada um quando eles assumissem o papel de professor na sala de aula. Para isso, as aulas foram gravadas em vídeo e analisadas tanto individual quanto coletivamente. Ao final do trabalho identificamos entendimentos sobre o papel do professor na construção de significados em sala de aula, além de outros entendimentos que mostram contribuições dessa experiência. |
Abstract: | The discusion about teacher training has became increasily inportance in education. A group of teachers in formation participed in a project of teachers immersion structured in three phases: elaboration, development and joint evaluation by the researches and teachers in formation. Our aim was to analyze possible learnings about teaching, which could reflect in one’s practice the moment they became a teacher in the classroom. The classes were recorded on video and then individually and collectively analyzed. Finally, we identified understandings about the role of the teacher in the meaning making in the classroom, in adition to others understandings that contributed to this experience. |
Assunto: | Professores - Formação Química Formação de conceitos Professores e alunos Aprendizagem baseada em problemas Química (Primeiro grau) - Estudo e ensino |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | ICX - DEPARTAMENTO DE QUÍMICA |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/55293 |
Data do documento: | 2018 |
metadata.dc.url.externa: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/7655/5454 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Revista Insignare Scientia |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A formação de professores analisando uma experiência formativa.pdf | 454.88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.