Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/55397
Tipo: Dissertação
Título: Imagens na imensidão: os iconotextos e o indizível em A imensidão íntima dos carneiros, de Marcelo Maluf
Título(s) alternativo(s): Images in the immensity: the iconotexts and the unspeakable in The intimate immensity of the sheep, by Marcelo Maluf
Autor(es): Gabriela Maria Hollanda Ferreira de Farias
primer Tutor: Márcia Maria Valle Arbex
primer miembro del tribunal : Thaís Flores Nogueira Diniz
Segundo miembro del tribunal: Susana Souto Silva
Resumen: O presente trabalho tem como objetivo investigar os iconotextos existentes no romance autofabulativo A imensidão íntima dos carneiros (2019) de Marcelo Maluf, buscando compreender em que medida o indizível habita as imagens dentro da narrativa. O autor contemporâneo brasileiro descendente de sírio-libaneses se dedicou a narrar a história de sua família sob as perspectivas fragmentadas dos personagens homônimos Marcelo e Assaad, neto e avô, frente ao trauma da guerra e da imigração. Os aspectos intermidiáticos desse romance são notáveis. Dentro dessa narrativa fragmentada se encontram descrições ou écfrases de pinturas, fotografias e danças que foram analisadas, levando em consideração seus contextos históricos e espaciais, de modo a entendermos quais eram suas funções (BERTHO, 2014) para a construção narrativa. Os iconotextos (LOUVEL, 2006, 2012) identificados são de dois tipos: asimagens in absentia e in praesentia. Concluímos que, dentre os iconotextos existentes, a pinturada Santa Ceia possui maior destaque dentro do romance, tendo como função estruturar a narrativa, para além de caracterizar os personagens, sobretudo no que tange ao personagem pictórico Judas Iscariotes, o qual está relacionado tanto com o personagem literário Marcelo quanto com o próprio autor Marcelo Maluf. Para tanto, utilizamos como base teórica qualitativa,além da fortuna crítica do autor: o conceito de autofabulação de COLONNA (2014) e o contexto histórico da imigração libanesa apontada por TRUZZI (2009, 2019) e GATTAZ (2012); a noção de indizibilidade de ARROUYE (2011) e SELIGMANN-SILVA (2003, 2008, 2010); as funções de BERTHO (2014); a noção de iconotexto de LOUVEL (2006, 2012); o modelo diferencial de ROBILLARD (1998) e um dos conceitos de écfrase de CLÜVER (1997); e, no que diz respeitoàs fotografias, os autores BARTHES (1984) e KOSSOY (1998, 2001, 2007).
Abstract: The present work aims to investigate the existing iconotexts in the self-fabulative novel A imensidão intimate dos carneiros (2019) [The intimate imensity of sheep] by Marcelo Maluf, seeking to understand to what extent the unspeakable inhabits the images within the narrative. The contemporary Brazilian author of Syrian-Lebanese descent dedicated himself to narrating his family's history from the fragmented perspectives of the homonymous characters Marcelo and Assaad, grandson and grandfather, facing the trauma of war and immigration. The intermedial aspects of this novel are remarkable. Within this fragmented narrative are descriptions or ekphrases of paintings, photographs and dances that were analyzed, taking into account their historical and spatial contexts, in order to understand what their functions were (BERTHO, 2014) for narrative construction. The iconotexts (LOUVEL, 2006, 2012) identified are of two types: images in absentia and in praesentia. We conclude that, among the existing iconotexts, the painting of the Holy Supper has greater prominence within the novel, having the function of structuring the narrative, in addition to characterizing the characters, especially with regard to the pictorial character Judas Iscariot, which is related both to the character literary Marcelo and with the author Marcelo Maluf himself. To do so, we use as a qualitative theoretical basis, in addition to the author's critical fortune: the concept of self-fabulation by COLONNA (2014) and the historical context of the Lebanese heritage pointed out by TRUZZI(2009, 2019) and GATTAZ (2012); the notion of unspeakability by ARROUYE (2011) and SELIGMANNSILVA (2003, 2008, 2010); as functions of BERTHO (2014); LOUVEL's notion of iconotext (2006, 2012); the differential model by ROBILLARD (1998) and one of the concepts of ekphrasis byCLÜVER (1997); and, regarding the photographs, the authors BARTHES (1984) and KOSSOY(1998, 2001, 2007).
Asunto: Maluf, Marcelo 1974- – Imensidão íntima dos carneiros – Crítica e interpretação
Ficção brasileira – História e crítica
Arte na literatura
Fotografia na literatura
Écfrase
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/55397
Fecha del documento: 5-may-2023
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
DISSERTAÇÃO FINAL - GABRIELA HOLLANDA - IMAGENS NA IMENSIDÃO - REPOSITÓRIO.pdf5.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.