Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/55411
Type: | Artigo de Evento |
Title: | O entendimento de conceitos científicos por meio da investigação e representação: o caso da densidade |
Other Titles: | Understanding scientific concepts through research and representation: the case of density |
Authors: | Giovana França Carneiro Fernandes Mariana Gonçalves Dias Maria Luiza Silva Tupy Botelho Ana Luiza de Quadros |
Abstract: | Associar pressupostos do ensino por meio de investigações com o papel das representações tem se mostrado promissor em termos de aprendizagem. Desenvolvemos este trabalho com estudantes do primeiro ano do Ensino Médio com o objetivo analisar as contribuições do ensino de Ciências por investigação no envolvimento dos estudantes com a questão problema e com o uso de representações como ferramentas facilitadoras do entendimento conceitual. Os estudantes foram desafiados a propor um experimento que os auxiliasse na solução da questão problema e a comunicar aos pares o caminho percorrido e a explicação para o fenômeno presente no experimento. Observamos que os estudantes se envolveram ativamente na explicação do fenômeno e, para isso, se apropriaram de representações que auxiliaram tanto na organização das próprias ideias quanto na comunicação com os pares. |
Abstract: | Associating teaching assumptions through investigations with the role of representations has been promising in terms of learning. We developed this work with students of the first year of High School with the objective of analyzing the contributions of science teaching by investigation in the involvement of students with the problem issue and with the use of representations as tools that facilitate conceptual understanding. The students were challenged to propose an experiment that would help them solve the problem and to communicate in pairs the path taken and the explanation for the phenomenon present in the experiment. We observed that the students were actively involved in explaining the phenomenon and, for that, they appropriated representations that helped both in organizing their own ideas and in communicating with peers. |
Subject: | Ciência - Estudo e ensino Ensino Médio Aprendizagem baseada em problemas Formação de conceitos Aprendizagem experimental Química |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | ICX - DEPARTAMENTO DE QUÍMICA |
Rights: | Acesso Restrito |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/55411 |
Issue Date: | 2021 |
metadata.dc.url.externa: | https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/76204 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.