Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/55466
Type: Monografia (especialização)
Title: A prática de revisão textual na escola: reflexões e possibilidades de ensino
Authors: Sara Pereira Silva
First Advisor: Shirlei Maria Freitas de Mello
First Referee: Lourenzo Vitral
Second Referee: Juliana Moreira
Abstract: Este trabalho monográfico tem por objetivo discorrer sobre a revisão textual como prática de processo de ensino aprendizagem, no ensino médio, e incitar a reflexão sobre a importância dessa prática, muitas vezes, negligenciada pelos alunos e profissionais da educação. A prática da revisão textual pode contribuir não só para o processo de escrita na escola, mas também para o desenvolvimento de habilidades, como autocrítica, independência e trabalho analítico. Como estratégia de depreensão do fenômeno em análise, será feita uma revisão do tema fundamentada nas concepções teóricas dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), na Base Nacional Comum Curricular (2017), na abordagem processual da escrita de Ruiz (2010), manual de revisão Malta (2010) e em artigos cujas pesquisas corroboram para esta temática, além da produção de atividades a partir de metodologias ativas.
Subject: Língua - Estudo e ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Gramática da Língua Portuguesa: Reflexão e Ensino
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/55466
Issue Date: 4-Apr-2023
Appears in Collections:Especialização em Gramática e Ensino

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia - modificações 6 final.pdfMONOGRAFIA499.1 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.