Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/55499
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFilipe Santos Fernandespt_BR
dc.creatorLuís Henrique Coelho de Almeida Cosenzapt_BR
dc.creatorPaulo Henrique de Souza Araújopt_BR
dc.date.accessioned2023-06-28T17:56:22Z-
dc.date.available2023-06-28T17:56:22Z-
dc.date.issued2018-
dc.citation.issue8pt_BR
dc.citation.spage793pt_BR
dc.citation.epage805pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-98092-53-9pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/55499-
dc.description.resumoEste artigo apresenta uma discussão sobre a formação de professores de Matemática na Faculdade de Filosofia de Minas Gerais entre 1941 e 1953, tendo como foco a organização e o funcionamento do curso de Matemática, do curso de Didática e, de modo particular, da disciplina Didática Especial de Matemática ofertada pelo curso de Didática. Além do delineamento da trajetória inicial desses cursos, foi possível elaborar considerações sobre como a construção e a promoção de um discurso profissional, identitário e normativo sobre a formação de professores na primeira metade do século XX exigiu de seu tempo a emergência de uma posição subjetiva e institucional que reivindicasse um saber sobre o ―ensinar a ensinar matemática‖; o que, no limite, permite entendimentos sobre as dinâmicas de constituição e consolidação da Educação Matemática no espaço científico-acadêmico brasileiro. As discussões aqui apresentadas integram o projeto A posição científico-acadêmica da Educação Matemática: representações, instituições e políticas, que recebe apoio do CNPq, da FAPEMIG e da Universidade Federal de Minas Gerais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofEncontro Mineiro de Educação Matemáticapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDidáticas especiaispt_BR
dc.subjectDidática especial de matemáticapt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectFormação de professores de matemáticapt_BR
dc.subjectHistória da educação matemáticapt_BR
dc.subject.otherEducação matemáticapt_BR
dc.subject.otherMatemática -- estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherProfessores -- Formaçãopt_BR
dc.subject.otherHistória da educaçãopt_BR
dc.titleA formação de professores de matemática na faculdade de filosofia de Minas Gerais: considerações sobre a disciplina didática especial de matemática (1941-1953)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://app.eventmaster.com.br/event/viiiemem/site/embed/ANAIS.pdfpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2964-3582pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5056-159Xpt_BR
Appears in Collections:Artigo de Evento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A formação de professores de matemática na faculdade de filosofia de minas gerais.pdf564.58 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.