Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/55536
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ivo de Jesus Ramospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3740726434108113pt_BR
dc.contributor.referee1Nilma Soares da Silvapt_BR
dc.creatorGabriela Veloso Borgespt_BR
dc.date.accessioned2023-06-29T15:28:15Z-
dc.date.available2023-06-29T15:28:15Z-
dc.date.issued2010-12-18-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/55536-
dc.description.abstractEnergy is one of the core ideas of science curriculum in basic education. Its concept is extremely important, however, is often understood in a reductionist way, linked to one or a few phenomena. Assuming that learning stems from the organization and integration of the material in the cognitive structure, we propose a teaching sequence for teaching the topic energy. This study involved 25 students in ninth grade of elementary education at a public school district Fazenda Velha, city of Formiga, MG, Brazil. It began by applying of a pre-test, containing all the open questions. Subsequently, activities as the interpretation of letters of music and texts, and the analysis of situations expressed throuht photos, were carried out as teaching strategies. Addressed-issues such as photosynthesis, derivatives of petroleum, energy the winds(wind energy),energy from the food and Carbohydrates, the nuclear power plant at Chernobyl, alcohol and biodiesel as sources Alternatives, the processing of Energy and the functioning of hydro power plants. After the fulfillment of the sequence didactics was applied a post-test, this containing the same issues the pre-test.pt_BR
dc.description.resumoEnergia é uma das idéias centrais dos currículos de Ciências na educação básica. O seu conceito é de extrema importância, no entanto, é freqüentemente compreendido de uma maneira reducionista, atrelado a um ou a poucos fenômenos. Assumindo que a aprendizagem decorre da organização e integração do conteúdo na estrutura cognitiva, propõe-se uma seqüência didática para o ensino do tema Energia. Este trabalho envolveu 25 estudantes do nono ano do ensino fundamental de uma escola pública do distrito de Fazenda Velha, cidade de Formiga, MG, Brasil. Iniciou-se pela aplicação de um pré-teste, contendo todas as questões abertas. Posteriormente, atividades como a interpretação de letras de música e de textos, e a análise de situações expressas através de fotografias, foram realizadas como estratégias de ensino. Abordou-se assuntos como a fotossíntese, os derivados do petróleo, a Energia dos ventos (Energia Eólica), a Energia proveniente dos alimentos e os carboidratos, a usina nuclear de Chernobyl, o álcool e o biodiesel como fontes alternativas, as transformações de Energia e o funcionamento de usinas hidrelétricas. Após o cumprimento da seqüência didática foi aplicado um pósteste, este contendo as mesmas questões do pré-teste.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEnergiapt_BR
dc.subjectEstrutura cognitivapt_BR
dc.subjectEstratégias de ensinopt_BR
dc.subjectTransformações de Energiapt_BR
dc.titleConcepções e entendimento dos estudantes do ensino fundamental sobre o conceito de energiapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONOGRAFIA_OK.pdf327.38 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons