Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/55575
Type: Tese
Title: Preservação de arte rupestre: uma tarefa para ciborgues terrestres.
Authors: Ana Carolina Motta Rocha Montalvão
First Advisor: Luiz Antonio Cruz Souza
First Referee: Andrei Isnardis Horta
Second Referee: Mario Junior Alves Polo
Third Referee: Rosana Pinhel Mendes Najjar
metadata.dc.contributor.referee4: Yacy-Ara Froner Gonçalves
Abstract: A arte rupestre é o registro da expressão do pensamento simbólico de povos antepassados, indissociável da paisagem e presente em larga escala no território brasileiro. Entre os perigos aos quais a arte rupestre é suscetível destacam-se as modificações irreversíveis no meio ambiente, que causam a perda total deste patrimônio. Trata-se de um risco originado no sistema de crenças e valores da sociedade ocidental, que legitima uma relação predatória com a natureza e impõe uma realidade adversa à sua proteção. Assim, o objetivo central desta pesquisa é compreender como promover ações para a preservação da arte rupestre que sejam sustentáveis nesse contexto. A primeira parte desta pesquisa utiliza uma metodologia exploratória, fundamentada em pesquisa bibliográfica, para esclarecer quais os sentidos da arte rupestre e os objetivos da preservação. Situada no campo da interdisciplinaridade, buscamos conectar a questão central desta pesquisa aos saberes de diversas áreas correlatas – da Antropologia, da Arqueologia, do Meio Ambiente e da Ciência do Patrimônio. Para os debates específicos da Conservação-Restauração, destacamos a “Teoria Contemporânea da Restauração” (2003), de Salvador Muñoz Viñas, como principal referência utilizada. A segunda parte da tese se baseia em pesquisa de levantamento e pesquisa documental para analisar como as ações de preservação da arte rupestre têm sido desenvolvidas no Brasil. Após sobrevoar por este complexo cenário, o ensaio “Onde Aterrar?” (2020), de Bruno Latour, o “Manifesto Ciborgue” (1985), de Donna Haraway e “A queda do céu” (2015), de Davi Kopenawa e Bruce Albert, são utilizados para resolver as problemáticas identificadas, por meio da transgressão das fronteiras. A preservação sustentável da arte rupestre é uma tarefa para ciborgues terrestres, indivíduos capazes de colocar em diálogo as diferentes narrativas que a materialidade evoca, com o objetivo de proteger o que todas possuem em comum: seus territórios de vida. Essa pesquisa é parte do projeto “Patrimônio Cultural, Memória e Sustentabilidade - conceitos e práticas atualizadas” desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa ARCHE.
Abstract: Rock art is a record of symbolic thinking of ancestral peoples’ expression, inseparable from landscape and present on a large scale in Brazilian territory. Among the dangers to which rock art is susceptible are the irreversible changes in the environment, which cause the total loss of this heritage. It is a risk that originated in the system of beliefs and values of Western society, which legitimizes a predatory relationship with nature and imposes an adverse reality on its protection. Thus, the main objective of this research is to understand how to promote actions for the preservation of rock art that are sustainable in this context. The first part of this research uses an exploratory methodology, based on bibliographic research, to clarify the meanings of rock art and the objectives of preservation. Situated in the field of interdisciplinarity, we seek to connect the central question of this research to the knowledge of several related areas – Anthropology, Archeology, Environment and Heritage Science. For the specific debates on Conservation-Restoration, we highlight the “Contemporary Theory of Restoration” (2003), by Salvador Muñoz Viñas, as the main reference used. The second part of the thesis is based on survey research and documentary research to analyze how rock art preservation actions have been developed in Brazil. After flying over this complex scenario, the essay “Down to Earth?” (2020), by Bruno Latour, the “Cyborg Manifesto” (1985), by Donna Haraway, and “The fall of the sky” (2015), by Davi Kopenawa and Bruce Albert, are used to resolve the identified problems, through the transgression of borders. The sustainable preservation of rock art is a task for terrestrial cyborgs, individuals capable of putting into dialogue the different narratives that materiality evokes, with the aim of protecting what they all have in common: their life territories. This research is part of the project “Cultural Heritage, Memory and Sustainability - updated concepts and practices” developed by the ARCHE Research Group.
Subject: Paisagem cultural
Patrimônio cultural
Arqueologia e história
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ARQ - ESCOLA DE ARQUITETURA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/55575
Issue Date: 19-Oct-2022
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Montalvao, Ana Carolina. Preservacao de arte rupestre..pdf44.85 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons