Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/55690
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | O lúdico na apreendizagem da história: o patrimônio da Basílica do Senhor Bom Jesus de Congonhas em sala de aula |
Autor(es): | Warlen Lindorico Guerra Freitas |
Primeiro Orientador: | Soraia Freitas Dutra |
Primeiro membro da banca : | Monica Meyer |
Resumo: | O presente estudo visa contribuir com algumas reflexões sobre o ensino da História na perspectiva da Educação Patrimonial, tendo o elemento lúdico concebido como fio condutor na retomada da sensibilidade tão necessária diante da correria da vida moderna. Tomamos um importante conjunto arquitetônico de Congonhas como tema inspirador na elaboração de um jogo de tabuleiro que suscite o interesse dos alunos pelo o Patrimônio local. A introdução de situações lúdicas seguidas de relaxamento, alegria e reflexão, onde a criança começa a se libertar de suas amarras sociais, podem contribuir para a alteração do estado de animo, inter-relacionando sentimentos, emoções e intuições aguçando a criatividade, espontaneidade e imaginação dos estudantes. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Ensino na Educação Básica |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/55690 |
Data do documento: | 28-Jul-2012 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ensino na Educação Básica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TRABALHO FINAL LASEB UFMG WARLEN GUERRA.pdf | 748.08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons