Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/55868
Type: Monografia (especialização)
Title: O processo de conscientização da preservação do patrimônio escolar: a produção de um inventário cultural
Authors: Roseli das Dores Martins da Costa
First Advisor: Luana Carla Martins Campos
First Referee: Maria Luiza Grossi Araujo
Abstract: Freqüentemente nos deparamos com notícias de atos de vandalismo, pichações, arrombamentos dentre outras ações de depredação nas escolas brasileiras, o que interfere diretamente na aprendizagem dos alunos e no seu bem estar nesse ambiente. Os professores também têm sido alvo de violência e toda a comunidade escolar tem se colocado em sinal de alerta frente a essa situação. Nesse sentido, torna-se fundamental trabalhar com os alunos o sentimento de pertencimento a esse lugar, buscando conscientizá-los da importância do seu papel como co-responsáveis pela preservação e manutenção do patrimônio público que é de todos. O descaso com a preocupação em relação às escolas públicas já se vem sendo discutido há muitos anos, entretanto as ações para minimizar os problemas da falta de cuidados com o patrimônio público escolar pode partir da própria escola em prol de um ambiente conservado e preservado, resgatando assim a valorização e conscientização dos alunos quanto a importância da escola. A falta de informação quanto aos custos para a construção e manutenção do patrimônio público “Escola”, em relação aos impostos pagos por todos os cidadãos, faz com que estes alunos, percebam que a escola é apenas responsabilidade do governo, não tratando a mesma como seu espaço para a educação, ética e compromisso de ser cidadão. Por isso, a opção didática foi produzir um inventário cultural do acervo escolar.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Ensino na Educação Básica
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/55868
Issue Date: 28-Jul-2012
Appears in Collections:Especialização em Ensino na Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ACPP TEXTO FINAL ROSELI JUL.pdf939.74 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons