Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/55933
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Análise da interação família e escola no ambiente escolar |
Autor(es): | Marinete Castro Monteiro |
primer Tutor: | Renata Silva Bergo |
primer miembro del tribunal : | Shirlei Rezende Sales |
Resumen: | Acompanhamento familiar e estrutura escolar são fatores amplamente discutidos pelos sistemas de ensino. As possibilidades do fracasso escolar dos alunos terem suas causas associadas ao afastamento familiar que ocorrem nas séries finais do Ensino Fundamental são consideradas em estudos sobre o tema. Este estudo investiga as causas desse afastamento e as estratégias utilizadas pela escola a fim de reverter esse quadro. Foram realizadas revisão literária e pesquisa de campo. Os resultados indicam que questões sócio-econômicas como jornada de trabalho e problemas familiares são responsáveis pela ausência dos pais no ambiente escolar como também a pouca iniciativa de interação da equipe escolar com as famílias e apontam a necessidade dos sistemas escolares empreenderem ações de resgate à participação familiar na escola. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Ensino na Educação Básica |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/55933 |
Fecha del documento: | 28-jul-2012 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Ensino na Educação Básica |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARINETE CASTRO MONTEIRO.pdf | 362.39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons