Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/55933
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Análise da interação família e escola no ambiente escolar |
Autor(es): | Marinete Castro Monteiro |
Primeiro Orientador: | Renata Silva Bergo |
Primeiro membro da banca : | Shirlei Rezende Sales |
Resumo: | Acompanhamento familiar e estrutura escolar são fatores amplamente discutidos pelos sistemas de ensino. As possibilidades do fracasso escolar dos alunos terem suas causas associadas ao afastamento familiar que ocorrem nas séries finais do Ensino Fundamental são consideradas em estudos sobre o tema. Este estudo investiga as causas desse afastamento e as estratégias utilizadas pela escola a fim de reverter esse quadro. Foram realizadas revisão literária e pesquisa de campo. Os resultados indicam que questões sócio-econômicas como jornada de trabalho e problemas familiares são responsáveis pela ausência dos pais no ambiente escolar como também a pouca iniciativa de interação da equipe escolar com as famílias e apontam a necessidade dos sistemas escolares empreenderem ações de resgate à participação familiar na escola. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Ensino na Educação Básica |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/55933 |
Data do documento: | 28-Jul-2012 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ensino na Educação Básica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARINETE CASTRO MONTEIRO.pdf | 362.39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons