Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/56046
Type: Artigo de Evento
Title: Aninhamento como unidade de análise de fóruns de discussão: análise da abordagem ciência, tecnologia e sociedade
Other Titles: Nested form as unit of analysis in discussion forums: analysis of sciencetechnology-society approaches
Authors: Santer Alvares de Matos
Carmen Maria de Caro Martins
Abstract: Em fóruns de discussão virtual é importante que se estimule a interação e colaboração de modo a propiciar o processo de negociação de significados. Pesquisas que possuem como objeto fóruns de discussão, embora façam uso dos mesmos para a produção de dados, não apresentam, em sua maioria, uma unidade de análise bem delineada a ser utilizada. Nessa perspectiva, o presente trabalho avalia o aninhamento como proposta de unidade de análise de fóruns de discussão virtuais ocorridos no Moodle. De igual modo, o presente trabalho utiliza o aninhamento para avaliar as Abordagens Ciência, Tecnologia e Sociedade expressas por professores em um fórum de discussão. A abordagem CTS emergiu em fins dos 70 no momento em que se desenvolvia um consenso entre educadores de Ciências em relação à necessidade de abordagens interdisciplinares numa educação científica organizada em torno de problemas mais amplos. Como principais resultados observamos que o aninhamento se constitui como unidade da análise capaz de propiciar a compreensão do sequenciamento semântico das postagens presentes no fórum de discussão analisado. O aninhamento, ainda propiciou avaliar as Abordagens Ciência, Tecnologia e Sociedade expressas pelos participantes durante o fórum de discussão. Nas considerações finais apresentamos, além das conclusões do presente trabalho, implicações do mesmo para área de pesquisa.
Abstract: In virtual discussion forums is important to encourage interaction and collaboration in order to provide the meanings negotiation process. Research that have as some object discussion forums, although they make use of them for the production of data, not present, mostly well-designed unit of analysis to be used in discussion forums researches. In this perspective, this study evaluates the nested form as proposed analysis unit of virtual discussion forums that took place in the Moodle. Similarly, this study uses nested form to evaluate Science-Technology-Society approaches expressed by teachers in a discussion forum. Since then, many studies adopt the STS designation in different perspectives, assigning different meanings to what has been termed as STS approaches. The main results observed that nested form is constituted as a unit of analysis can provide an understanding of the semantic sequencing of threads present in the analyzed discussion forum. Nested form also led evaluate Science-Technology-Society approaches expressed by participants during the discussion forum. In the final considerations presented in addition to the findings of this study, implications of it for research.
Subject: Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Ensino à distância
Ciência - Estudo e ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/56046
Issue Date: 2016
metadata.dc.url.externa: http://www.sied-enped2016.ead.ufscar.br/ojs/index.php/2016/article/view/1769
metadata.dc.relation.ispartof: Simpósio Internacional de Educação a Distância ; Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância
Appears in Collections:Artigo de Evento

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.