Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/56203
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Emília no País da Gramática: uma proposta de reflexão e de ensino de gramática para alunos do sexto ano escolar
Autor(es): Herminia Maria Martins Lima Silveira
Letícia Guedes Guimarães
Resumo: Este texto apresenta o relato de uma experiência de ensino de língua portuguesa vivenciada com alunos do sexto ano escolar de uma escola de tempo integral da rede federal de ensino. Objetivando trabalhar a gramática sob uma perspectiva funcionalista do ensino, realizamos uma atividade tendo por base o livro Emília no País da Gramática, de Monteiro Lobato. Por meio dela, buscamos trabalhar e ampliar, junto aos alunos, as noções de gramática, ensino e aula de português.
Abstract: This text presents the report of an experience of portuguese language teaching experienced with students of the sixth school year of a full time school of the federal education network. Aiming to work the grammar from a functionalist perspective of the teaching, we carried out an activity based on the book Emília in the Grammar Country from Monteiro Lobato. Through it, we seek to work and expand, together with the students, the notions of grammar, teaching and portuguese class.
Assunto: Ensino fundamental
Língua portuguesa - Gramática
Língua portuguesa (Ensino fundamental)
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.22456/2595-4377.85229
URI: http://hdl.handle.net/1843/56203
Data do documento: 2018
metadata.dc.url.externa: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/85229
metadata.dc.relation.ispartof: Cadernos do Aplicação
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.