Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/56216
Type: Monografia (especialização)
Title: Algumas considerações sobre as dificuldades do aluno dos anos iniciais do ensino fundamental em relação à produção de texto
Authors: Simone Eulália Dutra Barbosa
First Advisor: Maria Gorete Neto
First Referee: Gilcinei Teodoro Carvalho
Abstract: Este estudo tem como objetivo fazer algumas considerações sobre a dificuldade apresentada pelos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental em relação à produção de texto. Para essa investigação utilizou-se como instrumentos a pesquisa bibliográfica, a entrevista e a pesquisa de campo. Sua fundamentação teórica baseou-se nas orientações contidas nos PCNs (1998) e em autores como Ferreiro (1998), Carvalho (1995), Luria (1988), Soares (2004) e outros. A análise indica que a escrita para atingir objetivos práticos ou lúdicos é uma atividade relevante nas sociedades letradas. Desta forma, a escola não pode agir como um elemento cerceador dessa prática, quando seu papel é justamente o de estimulá-la. Cumpre ao professor levar o aluno a responder criativamente a esse desafio, ao invés de obrigá-lo a reproduzir o pré-estabelecido.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Ensino na Educação Básica
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/56216
Issue Date: 28-Jul-2012
Appears in Collections:Especialização em Ensino na Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TRABALHO FINAL SIMONE EULÁLIA 23-08-2012.pdf290.05 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons