Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/56216
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Algumas considerações sobre as dificuldades do aluno dos anos iniciais do ensino fundamental em relação à produção de texto |
Authors: | Simone Eulália Dutra Barbosa |
First Advisor: | Maria Gorete Neto |
First Referee: | Gilcinei Teodoro Carvalho |
Abstract: | Este estudo tem como objetivo fazer algumas considerações sobre a dificuldade apresentada pelos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental em relação à produção de texto. Para essa investigação utilizou-se como instrumentos a pesquisa bibliográfica, a entrevista e a pesquisa de campo. Sua fundamentação teórica baseou-se nas orientações contidas nos PCNs (1998) e em autores como Ferreiro (1998), Carvalho (1995), Luria (1988), Soares (2004) e outros. A análise indica que a escrita para atingir objetivos práticos ou lúdicos é uma atividade relevante nas sociedades letradas. Desta forma, a escola não pode agir como um elemento cerceador dessa prática, quando seu papel é justamente o de estimulá-la. Cumpre ao professor levar o aluno a responder criativamente a esse desafio, ao invés de obrigá-lo a reproduzir o pré-estabelecido. |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Ensino na Educação Básica |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/56216 |
Issue Date: | 28-Jul-2012 |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino na Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TRABALHO FINAL SIMONE EULÁLIA 23-08-2012.pdf | 290.05 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License