Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/56593
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Perspectiva de estudantes de farmácia sobre aprendizagem experiencial na atenção primária à saúde: o PET-Saúde/GraduaSUS
Título(s) alternativo(s): Pharmacy students' perspective of experiential learning in primary health care: the PET-Health/GraduaSUS
Perspectiva de los estudiantes de farmacia sobre aprendizaje experiencial na atención Primaria de salud: el PET-Salud/GraduaSUS
Autor(es): Thaissa Rocha Dubón
Simone de Araújo Medina Mendonça
Clarice Chemello
Cristina Mariano Ruas
Marina Guimarães Lima
Resumo: Objetivo: O objetivo com o presente estudo foi compreender a perspectivados estudantes de Farmácia sobre aprendizagem experiencial na Atenção Primária à Saúde por meio do projeto PET-Saúde/GraduaSUS, no período de dois anos (2016/2018). Métodos: Tratou-se de um estudo de caso, empregando-se métodos de pesquisa qualitativa. Os participantes do estudo foram estudantes de Farmácia que integraram o projeto PET-Saúde/GraduaSUS entre os anos de 2016 a 2018. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas abordando o impacto do projeto na vida dos estudantes, aspectos positivos e dificuldades, e sugestões para a melhoria da atividade. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo. Resultados: Emergiram cinco categorias dos relatos dos graduandos: Conhecimento sobre o sistema de saúde, Atuação em equipe interprofissional de saúde, Formação de identidade profissional farmacêutica, Proposição e realização de ações de acordo com as necessidades da população, Habilidade de realizar ações de educação em saúde. Conclusão: Os relatos sugeriram que os objetivos de aprendizagem propostos para os estudantes de Farmácia foram alcançados. O Projeto PET-Saúde possibilitou a oportunidade de formação no âmbito interprofissional e na atenção à saúde.
Abstract: Objective: The aim with the current study was to understand Pharmacy undergraduates' perspective on experiential learningin Primary Health Care through PET-Health/GraduaSUS project, in a period of two years (2016/2018). Methods: It was a case study, carried out through methods of qualitative research. The study participants were Pharmacy students that took part in the project PET-Health/GraduaSUS from 2016 to 2018. Semi structured interviews were carried out addressing the impact of the project on students` life, positive and negative aspects and suggestions to improve the activity. A content analysis of the data was performed. Results: Five categories emerged from students` reports: Knowledge about the health system, Performance in interprofessional health team, Formation of pharmacist`s professional identity, Proposal and performance of actions addressed to population health needs, Skill to perform actions of health education. Conclusion: The reports suggested that the learning objectives proposed to the Pharmacy students were achieved. The PET-Health/GraduaSUS project enabled the opportunity of formation in an interprofessional context and in health care.
Assunto: Atenção primária à saúde
Educação em saúde
Educação em farmácia
Assistência farmacêutica
Educação interprofissional
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAR - DEPARTAMENTO DE FARMÁCIA SOCIAL
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i17.24277
URI: http://hdl.handle.net/1843/56593
Data do documento: 21-Dez-2021
metadata.dc.url.externa: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/24277
metadata.dc.relation.ispartof: Research, Society and Development
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.