Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/56700
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Evaluation of leprosy instruction by students of a brazilian public medical school
Título(s) alternativo(s): Avaliação do ensino de hansenologia pelos estudantes de uma escola médica, pública, brasileira
Autor(es): Cynthia Rosseti Portela Alves
Marcelo Grossi Araújo
Maria Monica Freitas Ribeiro
Elza Machado de Melo
Resumen: Objectives: To evaluate teaching on leprosy at a public medical school located in a metropolis in southeastern Brazil with a low leprosy prevalence rate. Results: An analysis performed by means of a comparative cross-sectional study on two parallel groups of students (freshmen and interns) demonstrated that most students began the medical course with some knowledge of the signs and symptoms of the disease. The interns were shown to have more theoretical knowledge and more favorable attitudes toward the disease compared to the freshmen. Most of the interns stated that the topic had been addressed during the course but that practical teaching was insufficient. Students who had had the opportunity for practical experience with patients were more confident in their ability to attend to similar cases. Conclusion: Although from a statistical point of view the results may seem very favorable, the same cannot be said when assessing the situation from the perspective of education and public health, since a large number of final-year medical students have not been provided with basic information on the disease.
Abstract: Objetivo: Avaliar o ensino sobre hanseníase numa escola médica localizada em metrópole do Sudeste brasileiro com baixo coeficiente de prevalência para hanseníase. Resultados: Em análise realizada, utilizando um estudo comparativo entre dois grupos paralelos de estudantes do curso médico (ingressantes e internos), observou-se que a maioria dos estudantes ingressa no curso com conhecimentos sobre sinais e sintomas da doença. Os internos mostraram maior conhecimento teórico, assim como atitudes mais favoráveis em relação à doença, quando comparados aos ingressantes. A maioria dos internos afirmou que o tema foi abordado durante o curso médico, mas que o ensino prático foi insuficiente. Estudantes que tiveram experiência prática mostraram maior confiança em sua habilidade para atender casos semelhantes. Conclusão: Embora do ponto de vista estatístico os resultados possam parecer favoráveis, não se pode afirmar o mesmo sob a perspectiva da educação e da saúde pública, uma vez que grande número de estudantes do último ano não possui informações básicas a respeito da doença.
Asunto: Hanseníase
Estudantes de medicina
Educação médica
Idioma: eng
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: MED - DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA SOCIAL
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n3e00522015
URI: http://hdl.handle.net/1843/56700
Fecha del documento: 2016
metadata.dc.url.externa: https://www.scielo.br/j/rbem/a/ntsQ8Kvw7YyqLD93xpCFRjy/?lang=en#
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Brasileira de Educação Médica
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Evaluation of leprosy instruction by students of a brazilian public medical school .pdf164.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.