Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/56702
Type: Artigo de Periódico
Title: Percepções de alunos sobre mudanças geradas na prática profissional a partir do curso a distância "Atenção Integral à Mulher em Situação de Violência"
Other Titles: Perceptions of students about changes in their professional practice from the distance course "Integral Attention to Women in Situation of Violence"
Authors: Carolina Alves Reynaldo Dias
Angela Moreira
Elisane Adriana Santos Rodrigues
Denise Monteiro de Barros Caixeta
Adriana Perini
Elza Machado de Melo
Victor Hugo de Melo
Abstract: Este estudo de abordagem qualitativa tem por objetivo identificar mudanças nas perspectivas de profissionais durante o desenvolvimento do curso Atenção Integral à Mulher em Situação de Violência, modalidade de Ensino à Distância (EAD) relacionadas à abordagem à mulher em situação de violência, com duração de 60 horas. A pesquisa foi realizada a partir dos registros oriundos dos discursos obtidos nos fóruns de discussão dos quatro cursos realizados no período entre agosto de 2014 e julho de 2016. Os sujeitos foram 189 alunos. Para a compreensão dos discursos, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo temática e construção das seguintes categorias: mudanças na esfera reflexiva; mudanças na esfera de ação; mudanças na esfera elaborativa. Verificou-se que o curso EAD proporcionou relevante aproximação dos alunos ao tema proposto, promoveu sensibilização, aquisição de conhecimentos, desenvolvimento de habilidades, olhar crítico, capacidade propositiva e de transmissão dos conhecimentos adquiridos. A avaliação realizada demonstrou o potencial do curso EAD para a transformação de práticas e qualificação da assistência aos envolvidos.
Abstract: This qualitative study aimed to identify changes in the perspectives of professionals during the development of the course integral care for women in situations of violence, distance learning modality (DL) related to the approach to women in situations of violence, with a duration of 60 hours.The research was carried out based on the records from the speeches obtained in the discussion forums of the 4 courses conducted in the period between august 2014 to July 2016. The subjects were 189 students.To understand the speeches, it was used the technique of thematic content analysis and construction of the following categories: changes in the reflexive sphere; changes in the sphere of action; changes in the elaborative sphere.It was found that the DL course has provided relevant approximation of the students to the proposed theme, promoted awareness, acquisition of knowledge, skills development, critical eye, ability to make proposals and transmission of acquired knowledge.The evaluation showed the potential of DL course for the transformation of practice and qualification of assistance to those involved.
Subject: Violência
Educação Continuada
Violência contra a mulher
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: MED - DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA SOCIAL
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/56702
Issue Date: 2016
metadata.dc.url.externa: https://www.rmmg.org/artigo/detalhes/2157
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Médica de Minas Gerais
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.