Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/56805
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Uma aula de pernas para o ar: reflexões sobre ensinar e aprender capoeira nas aulas de educação física
Título(s) alternativo(s): A class upside down: reflections on teaching and learning capoeira in physical education classes
Autor(es): Admir Soares de Almeida Júnior
Resumen: O presente texto apresenta um exercício inicial de reflexão a partir da rememoração e análise de uma narrativa autobiográfica relacionada ao ensino e aprendizagem da capoeira nas aulas de educação física. O texto tem como objetivo constituir-se em um exercício de reflexão sobre os modos e sentidos atribuídos por mim ao processo de planejamento e ensino dessa prática corporal. Para tanto, tomei como referência as contribuições de Benjamin (1994), no tocante aos conceitos de Narrativa e Memória. Além disso, realizei um diálogo com as reflexões e proposições teóricometodológicas de Prado, Seródio, Proença e Rodrigues (2015), relacionadas à Investigação Narrativa em Educação. A retomada da narrativa possibilitou-me rememorar e reconstruir a experiência de prática de ensino de capoeira, fazendo emergir um conjunto de sentidos e modos singulares de narrá-la, configurando-se como um importante dispositivo de reflexão e ressignificação de minha prática docente.
Abstract: This text presents an initial exercise of reflection based on the recollection and analysis of an autobiographical narrative related to the teaching and learning of capoeira in physical education classes. The text aims to constitute an exercise of reflection on the ways and meanings attributed by me to the process of planning and teaching this corporal practice. For that, I took as reference the contributions of Benjamin (1994), regarding the concepts of Narrative and Memory. In addition, I carried out a dialogue with the theoretical-methodological reflections and propositions of Prado, Seródio, Proença and Rodrigues (2015), related to Narrative Investigation in Education. Resuming the narrative allowed me to recall and reconstruct the experience of teaching capoeira, giving rise to a set of unique meanings and ways of narrating it, configuring itself as an important device for reflection and redefinition of my teaching practice.
Asunto: Narração
Educação física e treinamento
Capoeira
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: EEF - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/56805
Fecha del documento: 2016
metadata.dc.url.externa: http://rbeducacaobasica.com.br/uma-aula-de-pernas-para-o-ar/
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Brasileira de Educação Básica
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Uma aula de pernas para o ar_ reflexões sobre ensinar e aprender capoeira nas aulas de educação física .pdf278.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.